Dia Nacional da Leitura: 4 clássicos para incentivar o hábito nos pequenos

Dia das Crianças e Dia Nacional da Leitura podem ser relacionados de maneira lúdica, divertida e muito educativa

Lutas entre dragões e príncipes, caldeirões com receitas malucas de uma bruxa de nariz verruguento, princesas em torres encantadas e o infalível “felizes para sempre” no final. Os elementos que fazem parte dos contos de fadas também marcam o primeiro contato de muitas crianças com o universo dos livros. Tanto que o Dia das Crianças e o Dia Nacional da Leitura são comemorados em 12 de outubro. Mas você sabe como essas datas estão ligadas?

O Dia das Crianças, como o próprio nome diz, celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida. Já o Dia Nacional da Leitura tem o objetivo de incentivar a prática entre jovens e adultos, uma vez que a leitura é essencial para a formação do senso crítico, estimular a criatividade, imaginação e enriquecer o vocabulário.

Leia Também

O conto de fadas, em específico, é um dos gêneros literários que mais auxilia e faz parte da educação das crianças. Além de ter uma narrativa simples, incentiva o público infantil a imergir nas histórias. Os pequenos se sentem ainda mais à vontade e abertos para aquilo que estão aprendendo e é como se o livro, regado de fantasias, fosse um lugar seguro e esperançoso.

Confira, a seguir, uma lista com 4 indicações para celebração não só das duas datas, mas da leitura como ferramenta formadora e transformadora.

Divulgação

Vida de… SEREIAS! – Laura Aviñó

Uma aventura no fundo do mar! Com a ajuda deste livro gigante, você vai conhecer essas lendárias criaturas que habitam as profundezas do mar e todo esse universo incrível. Vai se divertir com um montão de jogos e atividades, pintar corais, encontrar pedras preciosas, fugir de monstros marinhos e percorrer labirintos e muito mais…! As sereias estão esperando por você, para uma descoberta sensacional!

Saiba mais: https://cutt.ly/uEXx5mo

Divulgação

O Mágico de Oz – L. Frank Baum

O Mágico de Oz conta a história de Dorothy Gale, uma órfã que vivia com os tios numa fazenda do Kansas, nos Estados Unidos. Um dia, um ciclone arranca do chão a casa onde moravam. Os tios conseguem entrar no porão que usavam como abrigo para tempestades, mas Dorothy e seu cachorro, Totó, se atrasam e ficam na casa, que foi levada durante muito tempo pelos ares até chegar à Terra de Oz. Durante a caminhada, para tentar voltar para casa, ela encontra o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. Os três se juntam a Dorothy, pois também querem encontrar Oz e pedir algo para ele. A partir daí eles encaram perigos, vivem histórias fantásticas e aprendem a enfrentar os próprios medos

Saiba mais: https://cutt.ly/xEXxX7Z

Divulgação

Alice no país das maravilhas – Lewis Caroll

Um século e meio é a idade deste livro que, ainda hoje, todos nós amamos ler e reler. Alice no País das Maravilhas é um clássico atemporal, que vem, do século XIX até nossos dias, intrigando, encantando e emocionando leitores de todas as idades. Conta a história de Alice, menina que cai numa toca de coelho e vai parar num lugar fantástico, povoado por criaturas estranhas que lembram seres humanos. Nesse lugar, Alice enfrenta estranhas e absurdas aventuras, passa por situações incomuns, conhece seres extravagantes e vive tudo com naturalidade e muita, muita curiosidade.

Saiba mais: https://cutt.ly/mEXxvqN

Divulgação

Peter Pan – James Matthew Barrie

Estranhas folhas de árvore no chão do quarto das crianças, um menino vestido de folhas e de limo, que aparece subitamente…Bem que a intuição da senhora Darlin dizia que algo estava para acontecer. Logo, seus filhos estariam envolvidos numa incrível viagem à Terra do Nunca, onde os adultos não entram e de onde muitas crianças não voltam jamais!

Saiba mais em: https://cutt.ly/xEXxyhH

 

 

 

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

WILLOW e Avril Lavigne celebram o pop punk dos anos 2000 no clipe de ‘G R O W’

Com 2 minutos e 9 segundos de duração, o vídeo traz as artistas celebrando o direito a confusão e ao amadurecimento, enquanto viram gigantes e dominam as ruas de um bairro. "Estou tão animada por ter uma música no álbum com Avril Lavigne. Ela é tão icônica. Dos 13 aos 16, ela era meu ídolo. É muito bom poder ter um verdadeiro álbum Pop Punk com a rainha do Pop Punk", disse a artista em entrevista de divulgação. A estética e sonoridade pop punk e rock expressos por WILLOW em 'Lately I Feel EVERYTHING' canalizam os heróis que a jovem ouvia na adolescência, como Lavigne, My Chemical Romance e Paramore. O disco evidencia a versatilidade e rebeldia da "filha de Will Smith", que já dominou as paradas pop mainstream no início da carreira e passeia com fluidez do new age ao punk e R&B.

Hospital Napoleão Laureano fornecerá 1000 mamografias à população durante o Outubro Rosa

O diagnóstico precoce é um importante caminho para prevenir e salvar vidas e o Hospital Laureano, o maior centro de tratamento oncológico da Paraíba, tem uma atenção ainda mais reforçada durante a campanha do Outubro Rosa. 

Globo perde exclusividade de direitos digitais da Copa do Mundo de 2022

Após ir à Justiça contra a Fifa para reduzir o valor das parcelas de seu acordo de TV pela Copa do Mundo, a Globo renunciou à exclusividade nos direitos de transmissão pela internet do torneio no Qatar, que será realizado de 21 de novembro a 18 de dezembro do ano que vem. Com isso, a entidade que controla o futebol mundial tem oferecido pacotes de jogos da competição por streaming diretamente às plataformas digitais no Brasil. Youtube, Facebook e TikTok, por exemplo, já foram procurados e estudam a viabilidade do negócio. A emissora carioca continuará exibindo as partidas do Mundial na televisão aberta e no seu canal esportivo por assinatura, o Sportv. No entanto, não terá exclusividade nas plataformas digitais, seja no Globoplay (streaming) -o app tem sido uma grande aposta do grupo- ou em seus portais na internet, que transmitiram jogos ao vivo das Copas de 2010, 2014 e 2018. É a primeira vez que a Fifa assume a negociação dos direitos da Copa do Mundo com redes sociais, e o Brasil tem sido uma oportunidade para a entidade experimentar o modelo.

Celeiro Espaço Criativo terá o nome do cantor Gabriel Diniz e inaugura memorial em homenagem ao artista

A cerimônia contará ainda com a abertura de uma exposição fotográfica que relembra a trajetória do cantor, que faleceu em maio de 2019. Intitulada "A Intensidade do ser: Gabriel Diniz", a mostra trará, além de imagens, objetos pessoais do cantor, para relembrar ao público traços da vida pessoal e profissional do artista. O evento está marcado para acontecer a partir das 17h, no Celeiro Espaço Criativo, situado à Rua João Cirilo da Silva, 850, no Altiplano. A exposição acontece paralelamente à inauguração de um memorial em homenagem ao cantor, que faleceu no dia 27 de maio de 2019, vítima de um acidente aéreo na região de manguezal de Porto do Mato, próximo à divisa entre Sergipe e Bahia. O evento ainda vai contar apresentações musicais do cantor Luca Bass, Banda Big Band e ainda uma apresentação especial de Brenda Victória da Silva Beltrão, 14 anos, aluna da Escola Municipal Cícero Leite.

Rebeca lidera em 2 aparelhos e vai a 3 finais no Mundial de ginástica

Em Kitakyushu, no Japão, ela se apresentou na etapa classificatória na noite desta segunda (18). Avançou na liderança no salto, em que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio (média das notas 14,800), e também nas barras assimétricas (nota 15,100). Na trave, seu aparelho de pior desempenho, Rebeca ainda conseguiu garantir a oitava e última vaga na final, com 13,400.
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#