João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 33.68ºC
IBOVESPA 123896.87
Euro 5.6066
Dólar 5.1638
Peso 0.0058
Yuan 0.7127
E você, sabe o que é endometriose?
15/03/2023 / 20:46
Compartilhe:

Quando o endométrio (tecido que se encontra geralmente dentro do útero e sai pela menstruação) cresce fora do útero, é o que se chama de endometriose. Nesse caso o endométrio pode ser localizado nos ovários, intestino, dentre outros órgãos, gerando um processo inflamatório que causa dor, principalmente no período menstrual.

Os principais sintomas são cólica menstrual particularmente mais intensa; desconforto ao evacuar e urinar no período menstrual, durante as relações sexuais e dificuldade para engravidar. Ao contrário do que muitos pensam, a infertilidade pode acontecer em qualquer fase da doença.

A endometriose acomete uma a cada dez mulheres, e Jussara Teixeira é uma delas. Durante um exame de rotina, ela descobriu a doença, e mesmo com os sintomas que a essa condição apresenta, o caso de Jussara foi inicialmente assintomático. O quadro estava avançado, pois a endometriose acometeu vários órgãos, e, embora tenha ficado assustada por se tratar de um caso cirúrgico. “Quando eu descobri, me afetou bastante, pois meu maior medo foi não conseguir engravidar.”, afirmou.

6 Meses após descobrir sua condição, ela começou a sentir dor pélvica muito intensa e constante, comprometendo sua qualidade de vida. Após procedimento cirúrgico a dor foi controlada, porém, Jussara segue com o tratamento para seu caso e sempre que pode, conscientiza outras mulheres sobre a importância do autocuidado.

A ginecologista Cecilia Maia, explica que o diagnóstico da endometriose é clínico e os exames de imagem demonstram onde os focos estão presentes. Ela ainda explica que não existe uma forma única de tratar a doença e que o tratamento vai de acordo com a necessidade e sintomas de cada paciente. “Nunca ache que sentir fortes dores é normal. Se você suspeita que algo não vai bem com seu corpo, procure um profissional capacitado para investigar e ajudá-la”, pontuou, a especialista.

A ginecologista pede para que qualquer dúvidas, ela está disponível no instagram @draceciliamaia ou pelo número: (83)99333-3781.

F5online com reportagem de Aline Ramalho