João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 33.13ºC
IBOVESPA 145095.27
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Economista indicado por Guedes será primeiro brasileiro a comandar o BID
21/11/2022 / 10:47
Compartilhe:

O economista Ilan Goldfajn será o primeiro brasileiro a assumir a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A votação aconteceu neste domingo (20) pela assembleia de governadores do BID.  Goldfajn recebeu 80,1% dos votos e derrotou outros quatro candidatos: Nicolás Eyzaguirre Guzmán, ex-ministro da Economia do Chile; Gerardo Esquivel Hernández, um dos diretores do Banco Central do México; Gerard Johnson, ex-funcionário do BID e natural de Trindade e Tobago; e Cecilia Todesca Bocco, secretária de Relações Econômicas Internacionais da chancelaria argentina, que desistiu e não recebeu votos.

O banco multilateral é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe.

Ex-presidente do Banco Central, Goldfajn foi indicado como candidato do Brasil pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Recentemente, era diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI. Goldfajn foi eleito para ser presidente do BID por um período de cinco anos, podendo ser reeleito apenas uma vez.

F5 com informações do g1