O cenário atual de transição energética exige uma descarbonização urgente do setor automotivo. Grandes montadoras, como Stellantis, Volkswagen e Toyota, estão investindo em tecnologias que utilizam o biocombustível etanol, produzido a partir de cana-de-açúcar e milho, como alternativa mais rápida para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Em recente entrevista ao portal “Poder 360”, o economista Plínio Nastari, presidente da consultoria agrícola DATAGRO, destacou as vantagens dos carros movidos a etanol em relação aos veículos 100% elétricos. Segundo ele, a superioridade dos modelos a etanol, especialmente no quesito ambiental, tende a crescer com os avanços tecnológicos, oferecendo também vantagens em termos de custo e facilidade de abastecimento.
Nastari também ressaltou que os carros híbridos a etanol apresentam ainda mais benefícios. Esses veículos, que combinam motores elétricos e a combustão, aproveitam a frenagem e desaceleração para recarregar suas baterias, que pesam apenas 2% do peso das baterias de carros totalmente elétricos. No Brasil, os modelos híbridos flex podem funcionar tanto com etanol quanto com gasolina.
O economista prevê que, até 2035, as vendas de carros híbridos flex superarão as dos veículos exclusivamente elétricos no Brasil. Ele também destacou a crescente eficiência na produção do etanol e o desenvolvimento contínuo dos motores, o que deve reduzir ainda mais as emissões de CO2. A entrevista completa de Plínio pode ser conferida aqui: https://www.youtube.com/watch?v=eeUJpc9K3g8 .
42 gramas – Carro elétrico a bateria
38 gramas – Carro a etanol
27 gramas – Carro híbrido com etanol
(Fonte: Plínio Nastari – DATAGRO)
Montadoras e mobilidade de baixo carbono
O Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) reúne montadoras, empresas e entidades dos setores sucroenergético e de biogás para promover a transição para uma mobilidade sustentável.
Entre as empresas participantes estão montadoras como BYD, John Deere, Scania, Stellantis, Toyota e Volkswagen, unidas para reduzir as emissões de carbono de veículos leves e pesados.
No dia 11 de outubro, o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) apresentou um conjunto de propostas para a descarbonização de João Pessoa, onde está localizada sua sede. O objetivo da entidade é ampliar o uso de biocombustíveis na matriz energética, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a boa qualidade do ar.
A proposta apresenta um enfoque exclusivo na promoção do uso do etanol como substituto da gasolina por meio de incentivos fiscais e campanhas educativas, promovendo o uso de veículos híbridos flex e abastecidos com etanol. As propostas completas aqui do Sindalcool-PB podem ser vistas aqui: https://sindalcool.com.br/sindalcool-pb-propoe-politicas-para-descarbonizacao-de-jp/ .
O Sindalcool-PB também conduz a campanha digital Completa com Etanol (@completacometanol) no Instagram, onde promove os benefícios do etanol além do preço nas bombas. A iniciativa busca conscientizar os consumidores sobre economia, eficiência, e vantagens ambientais do uso desse biocombustível.