João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 22.54ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Em cadeia nacional, Queiroga destaca PB e faz apelo para que famílias vacinem crianças contra pólio
07/11/2022 / 11:41
Compartilhe:

Durante discurso em cadeia nacional transmitido na noite deste domingo (06.11), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga fez um apelo para que pais, avós e responsáveis vacinem as crianças contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

O ministro falou sobre a campanha nacional realizada entre agosto e setembro para ampliar a cobertura vacinal, mas que não atingiu a meta de imunizar 95% do público-alvo abaixo dos 5 anos de idade. A taxa de vacinação nacional, segundo ele, ainda está inferior a 70%. As vacinas, no entanto, seguem disponíveis em unidades de saúde de cada município.

Queiroga citou ainda estados como a Paraíba e o Amapá, que vacinaram mais de 90% do público-alvo. “Faço um apelo aos pais, avós e responsáveis. Vacinem suas crianças contra a poliomielite […] Não podemos aceitar que ninguém, especialmente as nossas crianças, adoeçam e morram de doenças para as quais já existe vacina há tanto tempo”, afirmou.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, e que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções eliminadas pela boca de pacientes. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.