A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou a coleta de 198.708 toneladas de resíduos sólidos, em toda João Pessoa, no primeiro semestre do ano. Os resíduos domiciliares somam 130 mil toneladas, o que corresponde a 65% do total. A coleta de entulhos corresponde a 63.227 toneladas (32%) e a de resíduos de podas de árvores, a 5.464 toneladas (3%).
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que o trabalho de limpeza na cidade de João Pessoa é diário. “A coleta de resíduos domiciliares é feita em todos os bairros. Além disso, executamos outros serviços importantes para manutenção da qualidade de vida da população. Adotamos uma programação para executar serviços de capinação, roçagem e pintura de meio fio em toda a cidade”, comenta.
O superintendente ainda afirma que o trabalho inclui a limpeza do entorno de praças e prédios públicos municipais, como escolas, creches e unidades de saúde da família. De janeiro a junho, as equipes de agentes de limpeza percorreram 2.075 quilômetros de vias com as ações de capinação, roçagem, varrição e pintura de meio fio. Também foi feita a limpeza no entorno de 444 prédios públicos municipais.
Mês de junho – Apenas no mês de junho, houve o recolhimento de 21.303 toneladas de resíduos sólidos domiciliares, 10.112 toneladas de entulho e 961 toneladas de resíduos de poda. Os agentes de limpeza percorreram 363 quilômetros de vias com as ações de capinação, roçagem, varrição e pintura de meio fio, contemplando também a limpeza de 60 prédios públicos municipais.
No mês passado, as ações de capinação, roçagem, varrição e pintura de meio fio beneficiaram os bairros de: Esplanada, Gramame, Jaguaribe, Cristo Redentor, Varjão, Castelo Branco, Cidade Verde, Miramar, Ernani Sátiro, Costa e Silva, Cidade dos Funcionários, Expedicionários, Tambauzinho, Torre, Cidade Verde (Mangabeira), Valentina Figueiredo, Paratibe, Monsenhor Magno, Jardim Veneza, Bairro dos Estados e Pedro Gondim.
Os serviços também foram executados nas duas unidades do Parque Linear Parahyba, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, no entorno do Viaduto Eduardo Campos (Viaduto do Geisel) e na Via Oeste, entre outras vias importantes.
Corredores viários – No período de 12 de maio a 5 de junho, as equipes de limpeza da Emlur realizaram ações de capinação, roço e limpeza de meio fio em 24 grandes corredores viários de João pessoa, a exemplo das avenidas Hilton Souto Maior, Tancredo Neves, Epitácio Pessoa, Rui Carneiro, Beira Rio, Dom Pedro II e das Indústrias.
Ações conjuntas – A Emlur participou de ações concentradas de zeladoria no primeiro semestre, com a participação das secretarias de Desenvolvimento Urbano, de Infraestrutura e de Meio Ambiente, além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana. A última grande ação ocorreu em junho, nos bairros de Costa e Silva e Cidade dos Funcionários, com o trabalho de aproximadamente 120 agentes de limpeza, que executaram os serviços de capinação, roçagem e pintura de meio fio, nas ruas e avenidas.
Prédios públicos – A Autarquia realiza periodicamente os serviços de lavagem e limpeza de mercados e feiras livres, limpeza nos cemitérios públicos municipais, além de outros prédios públicos, como escolas, creches, unidades de saúde da família ou centros de referência da cidadania. Ainda foi feita, no primeiro semestre, a lavagem e sanitização do Centro Histórico.
Sem difícil acesso – Uma novidade implantada neste ano foi a mecanização da coleta de resíduos domiciliares nas áreas de difícil acesso, onde não há passagem para os caminhões compactadores. Nestas localidades, o serviço é feito por agentes de limpeza residentes nas próprias comunidades, mas, para agilizar o serviço, a Emlur iniciou a mecanização da coleta com o uso de triciclos de carga.
Atualmente, nove comunidades são beneficiadas: Aratu, Bairro São José, João Agripino, Bairro dos Ipês (comunidade), Jacarapé, Paratibe, Penha (trecho), Bessa (trecho), Barra de Gramame.
Para solicitar a realização de serviços da Emlur, a população pode entrar em contato pelos telefones: 0800 083 2425, 3214-7628 e 3214-7660.