João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 31.31ºC
IBOVESPA 120841.12
Euro 5.7578
Dólar 5.3554
Peso 0.0059
Yuan 0.7389
Empresário dono de ônibus que levou paraibanos à Brasília tem nome divulgado pela PF
11/01/2023 / 09:42
Compartilhe:

A Polícia Federal revelou o nome dos donos dos 87 ônibus apreendidos por terem levado manifestantes para participar dos atos terroristas ocorridos no domingo (8), no Distrito Federal. Um deles, de placas MQC0637, registrado na cidade de Bayeux, na Paraíba, pertence ao empresário William José da Silva. Há a informação de que pelo menos 45 pessoas do Estado estariam presas em Brasília, sob a suspeita de terem participado dos atos antidemocráticos.

O financiamento da participação de militantes nos atos terroristas está sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba. Há suspeitas do uso de dinheiro público para bancar parte das despesas. Os recursos teriam vindo do fundo partidário e de verbas parlamentares de deputados federais e estaduais. Os detalhes estão sendo mantidos em segredo.

Em depoimentos à Polícia Federal, golpistas confessaram que viajaram para o DF sem custear as despesas e ainda tiveram direito a alimentação, água e hospedagem bancados por grupo de empresários e políticos bolsonaristas. Os vândalos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) no último domingo. Eles defendiam um golpe militar para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, voltasse ao poder.

Com informações do blog do jornalista Suetoni Souto Maior