O prefeito de Sousa Fábio Tyrone (Cidadania) revelou que vem fazendo testes, buscando melhorias no Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Hoje, o município possui uma nota média de 6,0 e com as escolas do Núcleo 1, em São Gonçalo e Lagoa dos Estrelas, chegou a atingir nota de 7,2, igual a de Sobral no estado do Ceará, referência nacional.
Fábio Tyrone destaca alguns fatores que vêm contribuindo para esses resultados como a melhoria nos alimentos servidos aos alunos, capacitação e remuneração dos professores que hoje ganham salário de acordo com o piso nacional.
O prefeito alerta que a infraestrutura nas escolas também é um diferencial. No calor do sertão, ambientes e salas climatizadas melhoram o convívio entre alunos e professores. Em 2022, ele pretende oferecer computadores e tablets para acelerar ainda mais o crescimento no Ideb.
“Na ausência de um modelo nacional horizontalizado, o prefeito precisar ter um papel redobrado com a educação”, revela. Para Fábio Tyrone, a gestão nacional de ensino é “muito atabalhoada” e sem direção.
Ele espera deixar o governo com um modelo local capaz de proporcionar aos alunos mais simples a condição de concorrer, em pé de igualdade, com estudantes de escolas particulares.