O Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser, que funciona no bairro dos Bancários, em João Pessoa, retomou as atividades presenciais para seus usuários. Para tanto, está tomando todos os cuidados sanitários necessários para a prevenção da covid-19.
“Nosso atendimento é para um público diverso, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres. Ou seja, para quem deseja cuidar da saúde ou fazer um tratamento complementar”, explica o diretor geral do Centro, João Morais.
No Equilíbrio do Ser, a população pode ter acesso à acupuntura, harmonização, tai chi chuan, trilha do chá, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, constelação familiar, shiatsu, yoga, dança circular, biodança, dança terapia, terapia comunitária, resgate da autoestima, cineterapia, quick massage, floral, meditação e fitoterapia.
Maria Calarete da Luz, aposentada carioca que mora há dois anos em João Pessoa, fala sobre a felicidade de voltar às aulas práticas. “As aulas aqui no Equilíbrio do Ser mudaram minha vida. Desde que eu cheguei do Rio, me sentia sozinha por estar longe dos amigos e da vida que construí lá. Mas as aulas online me ajudaram a lidar com um quadro depressivo que estava se configurando. Hoje, com as aulas presenciais de volta, estou me sentindo renovada e feliz. É um espaço acessível a todos e gratuito que eu recomendo”.
Para ter acesso às terapias disponibilizadas no Equilíbrio do Ser, o cidadão pode ser encaminhado por sua unidade de saúde da família (USF) de referência ou procurar o serviço diretamente, portando os documentos pessoais (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência).
O Centro está localizado na Rua João Batista Maia, s/n, Bancários. Para entrar em contato, a população pode ligar para 3214-2921. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por ordem de chegada, respeitando os preferenciais.
Devido a pandemia, os atendimentos em grupo estão sendo realizados com 50% da capacidade. Em todas as atividades estão sendo respeitados os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara, do álcool em gel e o distanciamento social.