Três mostras competitivas movimentam o segundo Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP). Cerca de 30 filmes vão compor a programação que inclui as mostras de longa-metragem, de curta-metragem e a mostra CineNordeste.
A exibição dos filmes é gratuita, no Centerplex, e os ingressos podem ser retirados nas bilheterias com uma antecedência mínima de 30 minutos. O FestincineJP começa no próximo dia 26 e vai até primeiro de junho. A realização é da prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa.
Durante uma semana de festival, serão exibidos 42 filmes entre títulos convidados e produções que participam das mostras competitivas. A programação completa do FestincineJP está disponível no site oficial do evento.
Para a edição de 2024, o FestincineJP recebeu mais de 665 inscrições, entre filmes nacionais, produções das Américas Latina, Central e do Norte, e ainda da Europa. A curadoria dos trabalhos foi feita pelos especialistas Eduardo Valente, Janaína Oliveira e María Paula Lorgia Garnica. No site do festival é possível ler a carta de corte curatorial assinada pelo time.
Eduardo Valente é cineasta, crítico e programador de cinema, vencedor do Primeiro Prêmio da Cinefondation do Festival de Cannes em 2002 com o curta Um Sol Alaranjado. Além de pesquisadora, Janaína Oliveira atua como curadora de cinema, professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e consultora da JustFilms – Fundação Ford. Por fim, María Paula Lorgia Garnica é gestora cultural e curadora de cinema e novas mídias, historiadora pela Universidad de los Andes em Bogotá, e detém um Master of Arts com ênfase em documentário pela University of the New School, de Nova York, Estados Unidos.
Mostra Competitiva de Longa Metragem
Mostra Competitiva de Curta Metragem
Mostra Competitiva CineNordeste