João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.28ºC
IBOVESPA 122707.28
Euro 5.6311
Dólar 5.2034
Peso 0.0058
Yuan 0.7194
Google homenageia José Álvares de Azevedo
08/04/2023 / 09:15
Compartilhe:

A página principal do Google homenageia neste (08) sábado o professor brasileiro José Álvares de Azevedo, que completaria 189 anos nesta data. Nascido cego em 8 de abril de 1834, Álvares de Azevedo viria a fundar a primeira escola para deficientes visuais do Brasil. Ele também é responsável por trazer o Sistema Braille para o país.

De acordo com o Instituto Benjamin Constant, José Álvares de Azevedo frequentou a única escola especializada na educação de cegos do mundo, o Instituto Real dos Jovens Cegos de Paris, na condição de interno, entre os 10 e os 16 anos de idade.

No retorno ao Brasil, José Álvares de Azevedo assumiu o compromisso de levar o Sistema Braille ao maior número de pessoas. Ele passou a fazer palestras e publicar livros sobre o tema, indicando a si mesmo como exemplo de como realizar a inclusão por meio da educação.

José Alvares de Azevedo conseguiu uma audiência com o imperador Pedro II, na qual expôs a proposta de ensino de cegos no Brasil. O monarca autorizou a criação do então Imperial Instituto dos Meninos Cegos, que mais tarde viria a se chamar Instituto Benjamin Constant, localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.

Por sua contribuição para a inclusão social da pessoa cega, o professor José Álvares de Azevedo recebeu o título de “Patrono da Educação dos Cegos no Brasil” e o dia do seu nascimento, este 8 de abril, foi declarado oficialmente Dia Nacional do Braille.

O Doodle do Google é uma poderosa ferramenta para levar informação às pessoas, pois costuma figurar entre as páginas mais acessadas da internet brasileira. Além disso, a figura aparece no teclado Gboard, presente em muitos celulares com sistema Android.

Com informações do Techtudo