João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 23.23ºC
IBOVESPA 120261.34
Euro 5.8245
Dólar 5.4232
Peso 0.006
Yuan 0.747
Governador anuncia aumento de 80% nos salários dos professores temporários na Paraíba
18/05/2023 / 15:20
Compartilhe:

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, durante discurso nesta quinta-feira (18) no lançamento do programa Alfabetiza Mais Paraíba, que vai reajustar em 80% os salários dos professores contratados do estado.

O aumento entrará em vigor em julho e, segundo o governador, visa equiparar os salários dos professores efetivos e temporários.

“Existe uma distorção, que nós vamos resolver que é entre o salário do professor efetivo e do prestador de serviço. Os professores efetivos tiveram no nosso governo 80,02% de aumento no salário. Os professores prestadores eles têm aumento na variação do salário mínimo. A partir de julho os professores prestadores de serviço terão reajuste de 80,02%. Como forma da gente diminuir essa diferença, é uma questão de justiça”, afirmou.

Programa Alfabetiza Mais Paraíba 

O Governo do Estado lançou na manhã desta quinta-feira (18) o programa ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, com investimentos na ordem de R$ 23 milhões para garantir a que as crianças sejam alfabetizadas até os sete anos.

O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu o regime de colaboração entre Governo Federal, Estadual e municípios para oferecer um ensino de qualidade às crianças e adolescentes.

“A Paraíba hoje parte na frente, lança seu programa estadual com a pactuação com os municípios no regime de colaboração. É preciso que as nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa nós todos precisamos dar as mãos”, afirmou o ministro.

O governador ressaltou que a alfabetização da criança até os sete anos garante um aprendizado acima da média, porém, é preciso atuação forte dos municípios nessa área, mesmo com as limitações para implantação de políticas públicas.

O programa prevê suporte, preparação de professores, fornecimento de materiais e premiação para as 100 escolas que apresentarem os melhores índices de alfabetização.

“Tudo isso será implantado a partir de uma lei que nós vamos encaminhar à Assembleia Legislativa. Espero a aprovação rapidamente para que possamos colocar em prática”, disse o governador.