Com custo estimado entre US$ 1,20 e US$ 1,40/kg até 2030, o hidrogênio verde (H2V) produzido no Brasil pode ser mais barato que a gasolina no futuro próximo, disse o CEO da Comerc Eficiência, Marcel Haratz, durante evento sobre frotas verdes em outubro.
O cálculo considera um veículo com tecnologia célula a combustível capaz de fazer 150 quilômetros com um quilo do hidrogênio, o que daria cerca de R$ 0,08 por quilômetro rodado.
“Se considerarmos o preço do hidrogênio verde produzido hoje em pequena escala, chegamos a R$ 0,39/km. Se esse mesmo estudo fosse feito hoje com um carro a gasolina que faz uma média de 10 km/litro, são R$ 0,55/km. Ou seja, o hidrogênio verde produzido hoje já é mais barato do que a gasolina no Brasil”, explica.
A perspectiva de redução dos custos na próxima década e a evolução tecnológica devem trazer mais competitividade para a inserção do novo combustível no Brasil.
Mesmo a maior parte dos projetos em estudo hoje focando exportação, Haratz vê potencial para o consumo interno.
Estudo da McKinsey indica que o Brasil pode consumir de 7 a 9 milhões de toneladas/ano de H2V até 2040, como matéria-prima, na indústria e nos transportes.
No setor de transportes, o potencial de consumo chega a 3,6 milhões de toneladas/ano, dos quais 600 mil toneladas seriam usadas por veículos leves — os 3 milhões de toneladas restantes devem substituir diesel no transporte de cargas em trens e caminhões, e combustível marítimo.
Haratz calcula que os projetos de geração solar e eólica em desenvolvimento hoje no Brasil — sem considerar os 169 GW de eólica offshore em licenciamento e aguardando um marco legal — somam 248 GW e seriam capazes de produzir 13 milhões de toneladas/ano de hidrogênio até 2040.
…mas o ponto de consumo ainda é um gargalo. “Além da demanda por redes de transmissão da energia, [ter a energia necessária no] ponto de consumo é o principal desafio, porque vamos consumir grandes quantidades”, explica.
Outra questão é pagar a conta dos projetos bilionários. Lá fora, governos estão subsidiando a indústria e até mesmo o consumo.
Aqui, isso está longe de acontecer. Pelo menos no atual governo.
“Pedir algum subsídio hoje é difícil. Temos que buscar fontes de financiamento mais competitivas, buscar formas de a eletricidade chegar barata”, observa o executivo.
Ele explica que o que faz o hidrogênio verde ser competitivo em um país é o preço da eletricidade renovável, que hoje representa de 70% a 80% do custo final.
No Brasil, a maior parte dos projetos está concentrada em portos que possuem Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) que dão benefícios fiscais para as empresas.
Segundo Haratz, a indústria também está tentando enquadrar o hidrogênio como prioritário para poder emitir debêntures de infraestrutura.
“Temos que ir atrás de formas de financiamento mais competitivas. Internacionalmente, alguns bancos oferecem financiamento a taxas muito baratas, mas quando fazemos o swap cambial aqui, se não for para exportação, fica muito difícil”.
Para Wilson Ferreira Júnior, presidente da Eletrobras, o hidrogênio “muito provavelmente” será o combustível da próxima década, com destaque para o verde.
Durante o evento sobre fretes verdes, o executivo disse que a matriz elétrica predominantemente renovável do Brasil coloca o país em posição de vantagem para produção do combustível a partir da eletrólise.
A matriz elétrica brasileira hoje tem cerca de 186 GW, dos quais 155,6 GW, ou 83%, vem de fontes renováveis — hidrelétrica, eólica, solar e biomassa.
O potencial, no entanto, é muito maior e a holding de geração, transmissão e distribuição está considerando isso nos seus planos de investimento.
A nova sociedade nasce com um portfólio de 6,2 GW de geração renovável, dos quais 700 MW estão em operação, 1GW em construção e 4,5 GW em estágio avançado de desenvolvimento. Também buscará oportunidades de investimento nas áreas de hidrogênio e amônia verde.
A brasileira passa a atuar na construção e operação de empreendimentos de geração renovável por meio da nova sociedade com TotalEnergies, enquanto mantém a sua área de desenvolvimento.
A joint-venture terá o direito prioritário de adquirir outros projetos atualmente em desenvolvimento pela Casa dos Ventos. A TotalEnergies tem 9 GW em eólicas offshore projetadas para o Brasil.
A Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável da Enel Brasil, iniciou a construção do parque eólico Lagoa dos Ventos V (399 MW) no município de Dom Inocêncio, no Piauí. É a segunda expansão do maior complexo eólico atualmente em operação na América do Sul, com investimento estimado em R$ 2,5 bilhões.
A construção começou em 2020 e a expectativa é concluir o empreendimento até o fim do ano. Atualmente, o complexo possui cerca de 1 GW em funcionamento e, quando estiver totalmente pronto, terá capacidade instalada superior a 1,5 GW.
A Energisa levantou R$ 750 milhões com a emissão dos chamados Sustainability-Linked Bond (SLB). Na prática, os projetos vinculados aos títulos evitarão a emissão de 76 mil toneladas de carbono, equivalente ao capturado por uma floresta do tamanho de 100 campos de futebol.
O SLB está relacionado a projetos de geração distribuída e iniciativas para dar acesso à energia limpa, especialmente em regiões remotas do Brasil.
Dois relatórios da ONU publicados em (26/10) mostram que os planos climáticos ainda estão insuficientes para frear o aumento da temperatura global.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta que que a concentração na atmosfera dos três principais gases de efeito estufa — CO2, metano e óxido nitroso — atingiu novos recordes em 2021.
Já a ONU Mudanças Climáticas analisou as 193 Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e descobriu que os panos levam a um aumento de 10,6% nas emissões até 2030. O ideal é um corte de 45% até o final da década.
*Por Nayara Machado, jornalista especializada em energia e combustíveis com foco em clima e sustentabilidade. Publicado em EP BR