
Recentemente, surgiram especulações sobre um possível pente-fino nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, em contato com o Portal F5 Online, a assessoria de comunicado do Instituto esclareceu que não está planejando realizar esse tipo de procedimento. O que tem sido afirmado, segundo a assessoria, é que o aumento do uso do Atestmed, um atestado médico digital, permitirá que a força de trabalho do INSS seja direcionada para a agenda de perícia de outros requerimentos e para avaliar casos de benefícios de maior complexidade.
Leia também: INSS planeja economizar R$ 10 bilhões com pente-fino em benefícios
“Em vez de um pente-fino, o foco estará na otimização dos recursos disponíveis para garantir uma análise mais eficiente dos requerimentos e uma melhor avaliação dos casos mais intricados. Além disso, o INSS poderá realizar as revisões de benefícios previstas em lei, visando assegurar a correção e adequação dos pagamentos”, esclareceu a Vita Assessoria de Comunicação.
A nota esclarece ainda que, o objetivo principal dessas medidas é melhorar o atendimento aos segurados e garantir a correta concessão e manutenção dos benefícios previdenciários, sem causar transtornos desnecessários aos beneficiários.