João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 35.03ºC
IBOVESPA 121055.69
Euro 5.7621
Dólar 5.3645
Peso 0.006
Yuan 0.7402
Jutay defende mais incentivo e qualificação do setor agricultura
17/10/2023 / 11:39
Compartilhe:

Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram que a agricultura brasileira responde por 21% da soma de todas as riquezas produzidas, 1/5 de todos os empregos e 43,2% das exportações brasileiras, sendo a responsável por boa parte do Produto Interno Bruto (PIB). Nesta terça-feira (17), Dia da Agricultura, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) destacou a importância da elaboração de políticas públicas para o setor, sobretudo na agricultura familiar, responsável por alimentar milhares de brasileiros. Ele defende mais inventivos e qualificação do setor.

“Nesse dia é importante reforçarmos a elaboração de políticas públicas de incentivos à produção, sobretudo no interior do nosso estado. Também não podemos deixar de lembrar do importante papel dos agricultores que contribuem diretamente com o combate à fome e a preservação do meio ambiente”, destacou.

Jutay Meneses lembrou ainda a importância da agricultura familiar, responsável por colocar alimentos em boa parte das mesas dos paraibanos. “É primordial que valorizemos o trabalho executado pela agricultura familiar. Pois, para além da obtenção do próprio sustento, estes possibilitam que o alimento de qualidade chegue à mesa dos paraibanos, cuidando do nosso solo e, consequentemente, do nosso meio ambiente”, disse.

Dados – Estudo da Embrapa apontou que a participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de 20,6 bilhões de dólares para cerca de 100 bilhões de dólares nos últimos dez anos, com destaque para carne, soja, milho, algodão e produtos florestais. Os cálculos mostraram ainda que a participação do Brasil na produção mundial de grãos cresceu de 6% em 2011 para 8% atualmente, segundo a Embrapa, com a agropecuária nacional avançando na esteira da forte demanda da China, principal compradora de soja e carnes do Brasil.