João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.68ºC
IBOVESPA 129210.48
Euro 5.4461
Dólar 5.0744
Peso 0.0058
Yuan 0.703
Lei Seca na Paraíba: mais de 200 condutores autuados por embriaguez em janeiro
02/02/2024 / 15:13
Compartilhe:

No mês de janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realizou blitzen por meio da Operação Lei Seca, resultando na autuação de 218 condutores por dirigirem sob influência de álcool. O total de autuações durante as ações atingiu 320, incluindo 102 motoristas enquadrados por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As blitzen foram executadas em locais estratégicos, abrangendo as principais avenidas de João Pessoa, como Edson Ramalho, Nossa Senhora dos Navegantes, Governador Flávio Ribeiro Coutinho, além do Terminal Rodoviário. Cidades como Campina Grande, Princesa Isabel, Sertãozinho e Pombal também foram alvo das fiscalizações.

Além da atuação no campo, as equipes da Operação Lei Seca colaboraram com a Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-PB, realizando 1.039 testes de etilômetro. Os resultados desses testes levaram à remoção de 37 veículos aos pátios do órgão, com um motorista encaminhado à delegacia.

O coronel Valterlins Dutra, coordenador de Policiamento do Detran-PB, destacou a importância do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) na escolha dos locais de fiscalização, utilizando critérios como registro de acidentes, proximidade de eventos, fluxo de veículos e informações da inteligência. Essas escolhas, segundo ele, podem ser ajustadas semanalmente.

As ações da Operação Lei Seca estão sendo ampliadas e intensificadas, em parceria com órgãos municipais de trânsito, como a Semob de João Pessoa. Os agentes responsáveis pela fiscalização utilizam ferramentas como etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones de sinalização e barreiras retráteis.

O CTB prevê multa de R$ 2.934,70 para condutores flagrados sob efeito de álcool, com possibilidade de processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano. Em casos de reincidência, a multa é dobrada, e o infrator pode responder a processo de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Operação Lei Seca reforça o compromisso com a segurança viária e o combate à embriaguez ao volante na Paraíba.