O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski determinou o afastamento imediato da atual direção da penitenciária federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e escalou um interventor para comandar a gestão da unidade. Trata-se de um policial penal federal que não teve o nome divulgado pela pasta.
A medida acontece após a fuga de dois detentos do presídio, considerado de segurança máxima. Eles foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos. Os foragidos foram transferidos do Acre e são ligados ao Comando Vermelho.
Em nota, o Ministério da Justiça informou que instruiu a Polícia Federal (PF) para que efetuasse o registro dos nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol, bem como a sua inclusão no Sistema de Proteção de Fronteiras, para que sejam procurados pela comunidade policial internacional.
Paraíba em alerta
Após a fuga, a Polícia Militar da Paraíba entrou em alerta máximo e reforçou o efetivo em cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Norte. O comandante geral da corporação, Sérgio Fonseca anunciou que todos os comandantes regionais foram comunicados para intensificar o policiamento na divisa.
Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima no país.