Nelson Pereira dos Santos, um dos mais importantes cineastas brasileiros, foi o tema da pesquisa de Deise Ramos, desenvolvida na Universidade Paris 8 e publicada originalmente em livro na França. Agora, “Nelson Pereira dos Santos e a Invenção do Cinema Nacional Brasileiro” sai também no Brasil e terá uma noite de autógrafos nesta quinta-feira (4), a partir das 17h, dentro da programação do Mercado Capim Fashion. A feira acontece quarta e quinta, das 15h às 23h, no Ville des Plantes (Jardim Oceania, João Pessoa).
O cineasta assina filmes históricos do cinema nacional, como “Rio, 40 Graus” (1955), “Rio, Zona Norte” (1957), “Vidas Secas” (1963) e “Memórias do Cárcere” (1983). Precursor do Cinema Novo, movimento que revolucionou a filmografia brasileira, ele também foi membro da Academia Brasileira de Letras. Morreu em 2018, aos 89 anos.
A carioca Deise Ramos analisa a obra de Nelson especificamente a partir dos filmes “Rio, 40 Graus” e “Vidas Secas” nessa posição de faróis para os cineastas que vieram depois ao buscar mostrar a realidade social e política do país. “Rio, 40 Graus” se passa num domingo carioca, mostrando a vida de cinco garotos que vendem amendoim em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã. “Vidas Secas” é baseado na obra de Graciliano Ramos, focado em uma família de retirantes nordestinos tentando sobreviver na seca.
A autora pesquisou o tema por três anos no curso de Estética e Memória do Cinema, na Universidade Paris 8. Ela conta em entrevistas que não encontrou na França nenhum estudo especificamente sobre Nelson Pereira dos Santos, algo que não condiz com a importância do cineasta. Isso a motivou a pesquisar a obra do diretor, especificamente seu papel no que ela chama de invenção de um cinema genuinamente brasileiro.
A volta do Capim Fashion – Evento marcante da cidade de João Pessoa, o Mercado Capim Fashion está de volta repaginado e com uma pegada mais autoral em seus expositores. Com curadoria de Romero Sousa, idealizador original do evento, e produção de Isa-Caires Sousa, o Capim Fashion conta com 45 expositores que mostrarão ao público produtos com um frescor contemporâneo e moderno de moda e design. O evento também conta com atrações de dança, DJs, leilão de arte urbana e com uma área kids onde os pais podem deixar os filhos enquanto visitam o local.
Programação cultural de quinta-feira – O artista circense Jonathan Silva acompanhará o DJ Fornox na abertura da programação, a partir das 15h. Às 17h, a carioca Deise Ramos lança o livro sobre Nelson Pereira dos Santos. Bailarinos da Escola Iandê realizam uma apresentação de tango às 19h30 e o encerramento fica por conta do leilão de artes de 12 obras de artistas urbanos de João Pessoa.