Nas avaliações do núcleo político do senador Veneziano Vital (MDB), há uma comemoração com os primeiros resultados das avaliações internas dos programas eleitorais.
Existe um sentimento de que a proposta de combate à fome começou a tocar os corações do eleitor que estava apático com o pleito.
Outro detalhe relevante é que Campina Grande tem surpreendido com o volume de campanha. Inicialmente havia um consenso de que Pedro Cunha Lima (PSDB), seria majoritariamente o mais votado, mas a preço de hoje, não seria surpresa se ambos ficarem empatados tecnicamente ali na casa dos 30%, cada.
O “ovo no prato”, jargão de um dos jingles do programa eleitoral de Veneziano tem sido um sucesso na conversão dos indecisos. Os dados mostram que a campanha acertou ao pôr o dedo na ferida mostrando uma dura realidade e logo a solução.
Ao repetir que vai investir R$ 1 milhão por dia, os programas e as inserções demonstram empatia diante de uma necessidade básica das pessoas que se encontram nessa situação. Ora, até para quem trabalha e tem um emprego fixo, o custo com a alimentação está pesando no bolso, imagine para quem não está empregado.
Outro motivo da euforia é a disposição de Lula para gravar sucessivas falas reforçando a vinculação do seu nome ao de Veneziano Vital. Na pesquisa estimulada do Real Big Data, o candidato do MDB alcança 14% das intenções de voto mas, quando associado ao nome do ex-presidente Lula (PT), cresce para 29%.
Nesse cenário, Veneziano fica em primeiro lugar nas intenções de voto, ultrapassando até João Azevedo.