João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 28.28ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Padre paraibano busca recuperar conta após ataque hacker; especialista alerta para medidas de segurança online
01/02/2024 / 15:43
Compartilhe:

Na manhã de terça-feira (30), o Padre Sandro Santos divulgou aos seus mais de 300 mil inscritos no YouTube que foi alvo de um ataque hacker. Segundo o padre, os invasores não apenas comprometeram a segurança da conta, mas também deletaram mais de 3 mil vídeos, incluindo conteúdo religioso e ações solidárias compartilhados nas redes sociais.

O canal, importante na divulgação de atividades religiosas, missas, campanhas solidárias e celebrações, tornou-se uma ferramenta vital para o Padre Sandro Santos, membro da Comunidade Católica da Consolação Misericordiosa, localizada no bairro Castelo Branco.

A reportagem do Portal F5 Online conversou com o especialista em marketing digital, Philipe Araújo. Segundo ele, a plataforma do YouTube oferece um espaço vasto para criadores, mas a construção de uma presença digital sólida e sustentável requer o respeito estrito às políticas estabelecidas.

Philipe explica que invasões podem resultar em prejuízos significativos, incluindo perda de dados pessoais e danos à reputação online. Por isso, é importante reforçar sempre a segurança, ativando a autenticação de dois fatores, utilizando senhas fortes, monitorando atividades suspeitas e seguindo práticas de segurança online, que são cruciais.

“Contratar profissionais é uma opção, mas medidas básicas podem ser implementadas pelos próprios usuários. A segurança é um investimento na integridade digital”, disse.

O especialista explica ainda que a recuperação de uma conta perdida é possível com o uso das próprias opções de “recuperação de senha do YouTube”. “Esse é o primeiro passo”, explica.

“Em casos mais complexos, contatar o suporte pode ser necessário. No caso da recuperação de vídeos, por exemplo, depende da existência de backups. Sem backup, a recuperação pode ser desafiadora”, completa.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Padre Sandro Santos faz um apelo, convidando seus seguidores a se unirem na ação de recuperação. O sacerdote solicita orações e pede assistência daqueles com conhecimento em lidar com situações de comprometimento de contas por hackers.

Ele ressalta a urgência da situação, ciente de que o YouTube pode bloquear o canal a qualquer momento.

Veja o vídeo: