Paraíba é o 3º estado do Brasil que mais avançou em economia, aponta CLP
11/05/2026 / 14:43
Compartilhe:
Foto: Reprodução

A Paraíba foi o terceiro estado brasileiro que mais evoluiu na área econômica entre os anos de 2023 e 2025, de acordo com levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). No ranking nacional, o estado ficou atrás apenas do Espírito Santo, que ocupou a primeira posição, e da Bahia, que ficou em segundo lugar.

Segundo o CLP, o estudo analisa o desempenho de cada estado em relação a ele mesmo, com o objetivo de identificar quais unidades da federação apresentaram os maiores avanços ao longo do último mandato de governo.

Na área de Economia, o ranking considera 33 indicadores distribuídos em quatro pilares do Ranking de Competitividade dos Estados: Capital Humano, Infraestrutura, Inovação e Potencial de Mercado.

Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, o resultado confirma que o estado vive um momento de crescimento econômico consistente, com desempenho acima das médias do Nordeste e do Brasil.

“Escolas em tempo integral, intercâmbios internacionais, apoio à formação de mestres e doutores, investimentos em infraestrutura e ciência, tecnologia e inovação, além da estabilidade fiscal, potencializaram o ambiente de negócios e a atração de novos empreendimentos”, destacou.

De acordo com o secretário, a expectativa é de que esse ritmo de crescimento continue em 2026, conforme projeções do Banco do Brasil.

Sobre o CLP

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que atua no Brasil desde 2008. A instituição tem como objetivo desenvolver lideranças públicas, estimular o engajamento da sociedade e promover maior eficiência na gestão pública por meio de dados, projetos e programas de formação.