A Prefeitura de João Pessoa realizou, nesta terça-feira (27), o primeiro exame de cintilografia para pacientes oncológicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Inicialmente, serão realizados 100 procedimentos ao mês no Hospital Napoleão Laureano, unidade credenciada pela prefeitura para a execução dos exames.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, a oferta dos exames de cintilografia representa uma grande conquista para o acompanhamento dos pacientes oncológicos do SUS em João Pessoa e regiões vizinhas. “Estamos oferecendo um equipamento de última geração só utilizado nos melhores centros de tratamento de oncologia do Brasil.
Segundo o prefeito Cícero Lucena, mais de 40 municípios que são regulados por João Pessoa deverão ser contemplados.
A cintilografia é um procedimento diagnóstico por imagem na especialidade de medicina nuclear, realizado através de aplicação intravenosa ou oral de fármaco radioativo.
“A partir da biodistribuição do fármaco, é possível identificar algumas patologias e auxiliar num diagnóstico mais preciso. Podem ser identificados cânceres, doenças do coração, insuficiência renal, problemas com glândula salivar e outras patologias”, explicou Joelan Ângelo, físico nuclear do Hospital Napoleão Laureano.