João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 29.63ºC
IBOVESPA 133514.94
Euro 6.0115
Dólar 5.4443
Peso 0.0056
Yuan 0.7758
Quando utilizar o arduino mega? Saiba quais projetos podem contar com esse componente eletrônico
21/06/2023 / 14:20
Compartilhe:

Os componentes eletrônicos são todos os que permitem a confecção de um trabalho específico que solicite mais qualidade e eficiência. Ao pensar desta forma, você encontra novas opções ao que precisa e torna o processo de confecção de projetos mais automatizado. 

Você que nunca pensou em usar o Arduino, mas já ouviu falar, lhe apresentaremos a sua funcionalidade e como tornar a sua rotina mais prática e qualitativa. Acompanhe este artigo para entender a respeito do eletrônico e tirar dúvidas.

O que é o Arduino Mega?

Este é um modelo mais robusto que traz mais memória e números maiores de pinos do que as versões anteriores do Arduino, como o modelo Uno. A placa é elaborada com ATmega2560, possui um microcontrolador de 8 bits de 256 KB, e mais 8 KB de SRAM. 

Além disso, o Arduino é considerado um dos componentes eletrônicos mais completos do mercado porque acompanha 54 pinos e 16 pinos, que servem como entradas analógicas que o tornam um dos principais produtos tecnológicos do mercado.

Quando a diferença do Arduino Mega para outros componentes eletrônicos?

Possui uma memória flash maior, quando comparada ao modelo Uno, assim como um RAM superior e mais potente além de todos os pinos que o tornam completo. 

O mega possui características das quais os seus parentes um pouco mais antigos não apresentam. Dessa forma, se torna uma opção mais vantajosa para quem tem o interesse de trabalhar com projetos robustos, qualificados que necessitem de um componente como este.

Quais são as especificações do Arduino Mega?

Este microcontrolador apresenta características completas que entregam uma funcionalidade mais avançada. É a escolha ideal para acrescentar no seu trabalho após conhecer estas especificações: 

  •     Microcontrolador: ATmega2560 de 8 bits;
  •     Clock: 16 MHz;
  •     SRAM: 8 KB;
  •     Tensão de entrada: 6-20V;
  •     Tensão de entrada adequada: 7-12V;
  •     EEPROM: 4KB;
  •     Tensão operacional: 5V;
  •     Memória flash: 256 KB;
  •     6 pinos para interrupção externa;
  •     4 portas seriais. 

Como você pode observar, o Arduino Mega é superior por sua potência, memória flash e RAM que o ajudam a elaborar projetos profissionais.

Em quais projetos posso usá-lo?

Em trabalhos de robótica, na confecção de impressoras de porte 3D, CNCs, sensores, alarmes, robôs, leitores de temperatura e sistemas de fechaduras. São diversas as possibilidades que você possui com o modelo de Arduino Mega disponível na Eletrogate. 

Além disso, os componentes eletrônicos podem ser trabalhados em sala de aula ou em momentos extracurriculares com o foco em auxiliar os alunos na matemática. É uma das melhores maneiras de ajudá-los a compreenderem os conceitos, bem como de trabalharem mais com a socialização e cooperatividade.

Quando usar o Arduino Uno?

Você pode usá-lo na criação de brinquedos, na automatização do escritório ou na programação escolar ao ensinar os fundamentos básicos do controlador. Estas são opções que geram efetividade em seus projetos, assim como no ato de lecionar e transmitir informações aos estudantes do fundamental II e ensino médio. 

O Arduino é uma das principais e mais recomendadas alternativas de quem começou recentemente na robótica ou na programação. Uma vez que seus componentes sejam mais fáceis de trabalhar, menos complexos e entreguem uma funcionalidade robusta. 

Torne o seu trabalho mais eficiente com este poderoso microcontrolador que dá resultados profissionais aos projetos, tornando-os perfeitos para integrar em domicílios ou na própria escola.