João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 22.1ºC
IBOVESPA 122707.28
Euro 5.5735
Dólar 5.2018
Peso 0.0058
Yuan 0.7175
Quem ganha e quem perde com à reeleição de Azevêdo
31/10/2022 / 11:51
Compartilhe:

O resultado da vitória do governador João Azevedo nas eleições deste domingo fortalece alguns atores que construíram com ele o projeto de reeleição.

De cara, o deputado Aguinaldo Ribeiro é um dos mais beneficiados. O vice-governador Lucas Ribeiro pode assumir o governo e pilotar sua própria reeleição em 2026.

O empenho do Republicanos na eleição do governador também sinaliza o papel importante e o prestígio que o deputado federal Hugo Mota terá nos próximos quatro anos.

O deputado estadual Adriano Galdino é outro que sai fortalecido. Foi uma peça importante no xadrez da reeleição e ajudou o grupo a ter as maiores bancadas na Assembleia e na Câmara Federal com a performance do deputado Murilo Galdino, seu irmão.

Apesar do revés nas urnas de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena ganha um novo fôlego para seu projeto de reeleição. Terá tempo para colher os frutos de obras do governo e dos resultados de sua própria gestão para chegar em 2024 fortalecido para um novo mandato.

O senador Veneziano Vital e o ex-governador Ricardo Coutinho saem como perdedores, embora com a vitória do presidente Lula no cenário nacional, certamente continuarão com influência nas indicações de cargos da estrutura de governo na Paraíba. Mas, terão que dividir o prestígio com o governador reeleito.

O apresentador Nilvan Ferreira talvez seja o mais perdedor do pleito. Terminou isolado e sem perspectivas partidárias para seu projeto de ser prefeito da capital.