João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.15ºC
IBOVESPA 125124.3
Euro 5.5359
Dólar 5.2027
Peso 0.006
Yuan 0.7184
Ricardo, Luciano e o Papa Francisco
26/05/2021 / 23:36
Compartilhe:

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou os embargos de declaração do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), nesta quarta-feira (26), tornando assim o socialista inelegível. No ano passado, a Corte decidiu pela inelegibilidade do político por abuso de poder político e econômico praticado nas eleições de 2014.

Em novembro do ano passado, o TSE concluiu o julgamento de três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) contra Ricardo Coutinho, que concorria como candidato a prefeito de João Pessoa. 

De acordo com a proclamação do resultado dos recursos julgados pelo TSE, Ricardo teria ficado inelegível por oito anos, faltando apenas cinco dias para o primeiro turno das eleições municipais. 

Os ministros da corte eleitoral decidiram que a inelegibilidade tenha imediata produção de efeitos, independente da produção de acórdãos. Ao todo, foram seis votos pela inelegibilidade e apenas um voto divergente, que foi do ministro Sérgio Banhos.

Pesou na decisão da Corte a questão dos chamados contratos dos famosos “codificados”. Aliás, voltaremos a falar em breve sobre este tema pois tem novas investigações na Paraíba a respeito desse assunto.


Apesar de ter as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), garante que vai disputar a eleição de 2022, mas que o cargo ainda não foi escolhido. O ex-prefeito estava inconformado com o TCE e agora seu futuro político vai depender da Câmara de João Pessoa. Luciano tem dito aos amigos bem próximos que vai pedir ajuda ao presidente Dinho. Cartaxo não conseguiu eleger nenhum vereador da base nas últimas eleições.


Sousa, no Sertão, poderá ter uma vacinação e testagem em massa da população contra a Covid-19. O pedido foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (26).Em Sousa, que tem cerca de 75 mil habitantes, toda população acima de 18 anos seria testada e posteriormente vacinada contra a Covid-19.


Cajazeiras e Patos terão mais leitos de tratamento contra Covid-19. O governador João Azevêdo determinou a abertura de mais 14 leitos para pacientes covid também no Hospital Regional de Sousa. Os novos leitos começam a receber pacientes no dia 1º de junho. Ainda em junho, serão implantados mais 10 leitos de UTI em Patos e 4 em Cajazeiras, totalizando 28 novos leitos para covid-19 na região.

O padre e o papa 

O padre de Campina Grande, João Paulo Souto Victor, viajou a Roma para fazer um mestrado sobre a influência das redes sociais na formação da consciência cristã. Na manhã desta quarta-feira (26) ao visitar o papa Francisco ele foi surpreendido pelo pontífice. Durante os cumprimentos ao papa, o paraibano pediu bênçãos aos brasileiros, o momento foi gravado e o vídeo com a resposta viralizou na internet. De forma descontraída, o pontífice abriu um sorriso e disparou: “Vocês não têm salvação. Bebem muita cachaça e rezam pouco”. 

Atalho

-O comunicador Nilvan Ferreira está em Brasília para bater o martelo com o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. 

A ponte é do coronel Meira, presidente da legenda em Pernambuco e representante de Bob Jefferson no Nordeste.

O senador Omar Aziz confirmou na noite desta quarta-feira em entrevista ao jornalista Hermes de Luna na TV Correio que vai sim convocar o Secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha para depor na CPI. 

Fábio chamou a CPI da Covid de “ridícula” e os senadores “palhaços institucionalizados”. 

Mesmo o TSE rejeitando os embargos da defesa de Ricardo Coutinho mantem a esperança de ser elegível em 2022. Alega que a inelegibilidade conta a partir da eleição que cometeu o ato ilícito. Ou seja, 2014, com 8 anos de inelegibilidade.

Detalhe: Ricardo ainda tem outros processos pela frente.