João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 28.11ºC
IBOVESPA 128292.96
Euro 5.9051
Dólar 5.4361
Peso 0.0059
Yuan 0.7491
Secretária Pollyanna Dutra entrega ampliação do PAA-Leite na Paraíba
14/11/2023 / 06:53
Compartilhe:

O governo do estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano(Sedh), que executa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), está ampliando a abrangência do programa para cerca de mais 6 mil famílias na Paraíba. Na última sexta-feira (10), o programa chegou à cidade de Lagoa Seca, beneficiando 252 famílias. A entrega da ampliação foi realizada pela secretária da pasta, Pollyanna Dutra.

Famílias de outros seis municípios deverão receber o PAA-Leite: Pombal, Malta, Cajazeirinhas, João Pessoa, Areal e Montadas, e nessa semana o programa chegará às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar das três primeiras cidades. Estas receberão até sete litros de leite por semana.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, acompanhada da gerente Executiva de Segurança Alimentar, Telma Virgínia, e do diretor da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Município de Cabaceiras (ASCOMCAB), esteve no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, em Lagoa Seca, reunida com as famílias beneficiadas. Na ocasião foram repassadas informações quanto ao funcionamento do programa, acondicionamento e manejo do produto.

A secretária Pollyanna Dutra falou sobre a importância da expansão do PAA-Leite. “O programa atualmente distribui milhares de litros de leite diariamente para cerca de 29 mil famílias, e estamos expandindo para 35 mil, beneficiando aquelas pessoas com deficiência nutricional. Essa expansão integra uma rede de projetos de segurança alimentar e nutricional, atestada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional(CONSEA-PB). Entendemos que com o alimento de qualidade chegando na ponta conseguiremos diminuir e reverter as delinquências, as violências, e com isso formar um cidadão apto para ter sua autonomia. A princípio serão beneficiadas comunidades que estão com indicadores sociais que precisam ser melhorados”, disse.

Ainda de acordo com a secretária, a respeito da ampliação para Lagoa Seca: “o Governo do Estado entende que o combate à fome e à pobreza é um dos principais eixos de sua gestão, e, em parceria com o Governo Federal, traz o programa a Lagoa Seca. É um programa existente na Paraíba, que integra o Programa de Aquisição de Alimentos, de fomento à Agricultura Familiar adquirindo o leite dos pequenos produtores rurais, aquecendo a dinâmica no campo e chegando às cidades oferecendo alimento de qualidade às pessoas mais vulneráveis. A intenção do Governo é chegar aos 223 municípios, mas esse é um processo em construção, sabemos que os recursos são escassos, porém tem sido ampliado o alcance desse programa. Chegou em Lagoa Seca, na próxima semana chega a Malta, Cajazeirinhas, Pombal, Montadas e Areal. A ideia do Governo é conseguir alcançar crianças subnutridas, idosos, pessoas com deficiência e em vulnerabilidade de modo geral”, finalizou.

PAA Leite

O PAA-Leite, programa do governo federal, gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS, é executado atualmente em 80 municípios, atendendo cerca de 29,3 mil famílias, com até 7 litros de leite de cabra ou vaca por semana. O produto é recebido de mais de 1.500 produtores da agricultura familiar, e beneficiado por nove usinas.

Em 2022, o governo estadual manteve, com recursos próprios, a execução do programa, do mês de abril a dezembro, um investimento de mais de R$ 14 milhões. O governo também paga, com recursos próprios, o subsídio por litro de leite adquirido e beneficiado, a fim de equiparar o valor pago no convênio com o valor pago no mercado privado. Só em 2022, foram pagos, em subsídios, mais de R$ 7 milhões.