João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 33.68ºC
IBOVESPA 123742.22
Euro 5.6066
Dólar 5.1638
Peso 0.0058
Yuan 0.7127
Setembro Amarelo: Colégio GGE oferece acompanhamento psicológico e ajuda no desenvolvimento de habilidades que previnem o adoecimento mental
19/09/2022 / 18:52
Compartilhe:

A depressão afeta mais crianças e jovens hoje do que nas últimas décadas e, embora a tecnologia tenha aberto o acesso prontamente a informações, ajuda e suporte, há riscos significativos associados ao seu uso crescente. Pensando na saúde mental dos seus alunos, em uma parceria com o programa Educa, do psicólogo e renomado palestrante Rossandro Klinjey, o Colégio GGE usa do desenvolvimento de habilidades socioemocionais para que os alunos aprendam sobre autoestima, respeito e amor próprio.

Rossandro Klinjey explica que hoje em dia as crianças e adolescentes estão mais expostos a fatores de risco, como a adversidade, a pressão para se conformar com os pares e a necessidade de pertencimento.

Por conta da influência da mídia e das redes sociais, uma disparidade entre a realidade vivida de um adolescente e suas percepções ou aspirações para o futuro pode ser criada.

Rossandro conta que a adolescência é um período crucial para o desenvolvimento de hábitos sociais e emocionais importantes para o bem-estar mental. Hábitos saudáveis, que deixam um pouco as telas de lado podem auxiliar, como a adoção de padrões de sono saudáveis; exercitar-se regularmente; desenvolver habilidades de enfrentamento, resolução de problemas e interpessoais; e aprender a lidar com as emoções.

“Ambientes de proteção e apoio na família, na escola e na comunidade em geral são importantes. Como espaços de desenvolvimento, as escolas são mais benéficas para os alunos que são capazes de aproveitar uma mentalidade de crescimento – prontos para abraçar as aulas em que estão, acreditar em suas habilidades e maximizar seu próprio aprendizado”, disse Rossandro.

Segundo o psicólogo, uma das maneiras mais importantes pelas quais os pais ou responsáveis podem ajudar é ouvindo seus filhos e levando a sério seus sentimentos, oferecendo uma ajuda prática ou até mesmo o conforto de um abraço. Porém, existem fatores de risco para se atentar: “Se seu filho estiver angustiado por um longo tempo, se os seus sentimentos o impedirem de continuar com sua rotina, se sua angústia estiver atrapalhando a vida familiar ou se ele estiver repetidamente se comportando de maneira não condizente com a idade”, destaca Rossandro.

Colégio GGE oferece acompanhamento psicológico e desenvolve habilidades que previnem o adoecimento mental

Para desenvolver as competências e habilidades socioemocionais, o Colégio GGE possui em sua grade curricular um programa específico chamado “Trilha Socioemocional”, na qual o aluno é incentivado a reconhecer sentimentos e emoções, gerenciar conflitos, agir orientado pela empatia e ética, desenvolver a comunicação e relacionamento com diversos grupos, cocriar soluções, colaborar e tomar decisões construtivas e responsáveis.

A Trilha Socioemocional do GGE oferece projetos pensados especificamente para as necessidades de cada fase do aluno, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e o acompanha durante toda a sua trajetória escolar.

Na Educação Infantil, o trabalho está, essencialmente, no desenvolvimento das capacidades de compreender, de se expressar e de se adequar, de forma assertiva, às próprias emoções e sentimentos.

No Ensino Fundamental, por exemplo, o Colégio trabalha em parceria com a Educa, programa orientado pelo psicólogo Rossandro Klinjey, que ajuda a família, os professores e alunos a desenvolverem as competências socioemocionais.

Já para os alunos do Ensino Médio, o projeto de vida do Colégio GGE tem uma série de estratégias para estreitar o diálogo entre a escola e o jovem. Com isso, o aluno tem mais autonomia, segurança e se torna mais apto a fazer escolhas assertivas para o futuro profissional.

O Colégio também oferece acompanhamento psicológico e os psicólogos não ficam restritos apenas às suas salas, eles têm papel fundamental na elaboração de cada projeto interdisciplinar.

Unidade em João Pessoa já está aberta à visitação

A equipe de matrículas do Colégio GGE vivenciou treinamento intenso e está pronta para receber, de forma acolhedora, novos alunos e seus responsáveis na unidade João Pessoa. Interessados em conhecer mais sobre o projeto pedagógico do GGE podem visitar a nova unidade, que está aberta para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A rede educacional finca as raízes na capital paraibana oferecendo um projeto educacional completo, da Educação Infantil ao Ensino Médio. O prédio está situado em localização privilegiada no bairro de Miramar, na rua Orlando Soares de Oliveira, 36.

Mais Informações:
Site: gge.com.br/joaopessoa
Telefone: (83) 3142-0081