João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 24.91ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.4657
Dólar 5.1936
Peso 0.0058
Yuan 0.7172
Sucessão na Coreia do Norte: Coreia do Sul diz suspeitar que Kim Jong-un escolheu filha para comandar o país
18/03/2024 / 16:33 / G1
Compartilhe:
Kim Jong Un e Kim Ju Ae assistem a um exercício de mísseis em um local não revelado, em março de 2023 — Foto: REUTERS

Serviço de inteligência sul-coreano disse que imprensa norte-coreana passou a se referir a Kim Ju Ae com termo usado apenas para se referir líderes no país. Filha de Kim Jong-un tem aparecido em eventos importantes ao lado do pai desde 2022.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, já pode ter escolhido sua filha como sucessora, segundo afirmou nesta segunda-feira (18) o governo da Coreia do Sul.

O serviço de inteligência sul-coreano levantou a suspeita após a imprensa norte-coreana ter se referido à filha de Kim como “grande guia”, um título utilizado apenas para se referir a Kim Jong-un e seu pai e avô, que já lideraram o país.

A imprensa oficial norte-coreana utilizou no sábado o termo “hyangdo”, reservado apenas para os grandes líderes do país e seus sucessores.

Segundo Seul, esta foi a primeira vez que Pyongyang apresentou a filha de Kim Jong-un desta maneira. O governo Segundo Seul, esta foi a primeira vez que Pyongyang apresentou a filha de Kim Jong-un desta maneira. O governo norte-coreano nunca identificou a jovem, mas segundo o serviço de inteligência sul-coreano, o nome dela é Ju Ae.

Imagens divulgadas no sábado (16) por Pyongyang mostram a adolescente observando exercícios de paraquedistas, ao lado do pai e de comandantes militares.

Se Ju Ae assumir o poder, esta será a terceira sucessão hereditária desde a fundação do país em 1948.
Kim Jong-un herdou o poder em 2011, após a morte de seu pai, Kim Jong Il, que assumiu o comando do país em 1994, também sucedendo o pai, Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte.