João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.94ºC
IBOVESPA 127411.55
Euro 5.5604
Dólar 5.1225
Peso 0.0058
Yuan 0.7076
TCE-PB orienta nova diretoria do Padre Zé sobre prestação de contas e transparência dos recursos
21/11/2023 / 09:47
Compartilhe:

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz Filho recebeu nesta segunda-feira (20/11), em audiência, o padre George Batista, atual presidente do Instituto Padre Zé, unidade mantenedora do Hospital Padre Zé, instituição alvo de escândalo após o episódio de corrupção que afastou o ex-diretor, Padre Egídio, investigado por irregularidades denunciadas pelo Ministério Público Estadual (Gaeco).

Padre George esteve acompanhado da assessora Valdênia Figueiredo Inácio. Na oportunidade, ele requereu ao conselheiro apoio do TCE para ampliar a transparência dos recursos que são transferidos pelos órgãos públicos. Solicitou ainda a orientação do tribunal no tocante à prestação de contas (PCA), inclusive em relação aos valores creditados e utilizados pela instituição na manutenção do hospital e das ações sociais voltadas às pessoas carentes.

O padre falou ao presidente as dificuldades que está enfrentando diante da situação em que se encontra o instituto, inclusive, no que tange aos compromissos diários que precisam ser mantidos para fazer o hospital funcionar em condições mínimas de humanidade, tendo em vista que são dezenas de pacientes internos, precisando do acompanhamento dos médicos e enfermeiros, medicamentos e demais atividades de apoio.

O conselheiro Nominando Diniz disse ao sacerdote que o TCE tem sido parceiro no apoio ao Ministério Público, contribuindo com a investigação que está sendo realizada com o intuito de apurar as responsabilidades pelos desvios de recursos transferidos ao instituto, na ordem de R$ 140 milhões, sob a responsabilidade do ex-diretor, Padre Egídio.

Segundo as investigações do Gaeco, os valores recebidos pela direção anterior teriam sido utilizados para compra de imóveis pessoais, peças de artes e objetos de alto valor financeiro.

Nominando orientou ao padre para que o instituto introduza um sistema de controle financeiro na internet, espaço para publicação de toda a movimentação financeira, mostrando com transparência a destinação dos créditos e dos débitos realizados pela instituição.