João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 30.86ºC
IBOVESPA 128907.98
Euro 5.9249
Dólar 5.4349
Peso 0.0059
Yuan 0.7496
TCE usará imagens de satélite para fiscalizar obras públicas na Paraíba
02/12/2021 / 08:40
Compartilhe:

O Tribunal de Contas da Paraíba passa a usar, a partir deste mês, imagens de satélites em alta resolução para fiscalizar grandes obras e realizar auditorias com foco no meio ambiente.

O TCE-PB é o primeiro órgão da Paraíba e o primeiro Tribunal de Contas do Brasil a incorporar o programa Brasil M.A.I.S, tendo acesso a uma plataforma de imagens da constelação PLANET, composta por 180 satélites, que fornecem imagens de satélites de resolução espacial de 3 metros com capacidade de imageamento diário de qualquer lugar do Brasil.

A ideia é assegurar a fiscalização das obras em tempo real e evitar mau uso do dinheiro público. “Estamos buscando maneiras mais modernas e eficientes, por meio de satélites, para realizar o acompanhamento das obras tanto do Estado e de auditorias temáticas em meio ambiente”, disse o presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão.

Com a novidade, o Tribunal de Contas passa a ter acesso não apenas às imagens coletadas nas últimas 24h, mas também a todo o acervo diário do sistema desde 2017, o que permite comparar mudanças ocorridas ao longo do período.

Programa Meio Ambiente e Seguro (Brasil Mais)

Nos últimos 12 meses, o Programa Brasil M.A.I.S, um dos projetos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, auxiliou em 42 operações no país. O sistema amplia a capacidade de cobertura diária de imagens em alta precisão sobre todo o território nacional e auxilia no monitoramento de crimes ambientais, como desmatamento ilegal, queimadas, bem como na identificação de abertura de pistas clandestinas de pouso.