João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.39ºC
IBOVESPA 124729.4
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
TRE-PB aprova homenagem póstuma ao senador José Maranhão
15/12/2022 / 19:14
Compartilhe:

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou nesta quinta-feira (15), por unanimidade, propositura do juiz membro, José Ferreira Ramos Júnior, para outorga póstuma de “Medalha de Alta Distinção da Justiça Eleitoral Paraibana, Desembargador Flodoardo Lima da Silveira” ao ex-governador José Targino Maranhão.

José Maranhão, que também é ex-governador da Paraíba, faleceu em 8 de fevereiro de 2021 vítima da Covid-19.

Se acostaram à propositura , pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), o advogado Marcelo Weick Pugliese, e pelo Ministério Público Eleitoral, a procuradora Acácia Soares Peixoto Suassuna.

“A propositura foi fruto de relevante contribuição proporcionada pelo homenageado por quase 70 anos de vida pública, para o prestígio e aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral. …Esta ação, é uma das homenagens que integram um extenso rol que reconhecem as contribuições do senhor José Maranhão para a Paraíba e para o Brasil”, disse o magistrado Ferreira Júnior justificando a propositura.

Além de político, Maranhão marcou seu nome na história da aviação brasileira e há um projeto de lei para alterar o nome do principal aeroporto da Paraíba para “Governador José Maranhão”. José Ferreira Ramos Junior destaca que “sem dúvidas, José Maranhão é um desses heróis, seu nome está inscrito no panteão dos brasileiros e brasileiras que lutam diariamente pelo aperfeiçoamento da aviação civil no país”.

Ainda em vida, Maranhão recebeu inúmeras homenagens e medalhas que conferem a sua distinção. A homenagem póstuma oferecida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba soma-se a algumas das mais altas, como a Ordem do Rio Branco, da Presidência da República; a Medalha Pedro da Cunha Pedrosa, do Tribunal de Contas da União; a Ordem do Mérito Militar, do Exército Brasileiro.