João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 20.62ºC
IBOVESPA 128188.34
Euro 5.5401
Dólar 5.142
Peso 0.0058
Yuan 0.7118
Vacinação de crianças em JP, deve acontecer no fim de janeiro sem prescrição médica, diz secretário
29/12/2021 / 16:14
Compartilhe:

O secretário executivo de Saúde de João Pessoa, Luiz Ferreira Filho, afirmou que a imunização contra a Covid-19 em crianças a partir de 5 anos deve começar no final do mês de janeiro. Segundo o gestor, durante entrevista ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação nesta quarta-feira (29), houve um contato com representantes do Ministério da Saúde e um cronograma foi pré-agendado.

“Nós tivemos essa semana uma reunião com um representante do Ministério da Saúde e ficou como previsão o final de janeiro. Então no final de janeiro para início de fevereiro a gente deve começar a ter uma organização para vacinar as nossas crianças”, afirmou o secretário executivo de Saúde.

Questionado qual a posição da gestão municipal quanto a medida polêmica que deve ser regulamentada pelo Ministério da Saúde que exige uma prescrição de receita médica, ele afirmou que a Prefeitura não vai seguir a orientação ao pontuar que é desnecessário já que isto pode sobrecarregar as unidades de saúde.

Não faz sentido prescrever [receita médica] para uma vacina que é completamente segura e eficaz. A vacina por mais que seja obviamente uma medicação, mas a gente tem uma ampla experiência no Brasil de vacinar a nossa população sem necessidade de prescrição médica. Quando ela chega para a população, ela chega com uma segurança considerável, os estudos científicos mostram isso”, disse.

Então não faz sentido, a gente só vai aumentar a demanda nos atendimentos de saúde em unidades que já são bastante sobrecarregadas para uma alternativa que não faz sentido. Então, sem prescrição médica, esse é o posicionamento da Prefeitura”, concluiu Luiz Ferreira Filho durante entrevista ao Rede Verdade.

O secretário executivo de Saúde de João Pessoa, Luiz Ferreira Filho. Foto: PMJP