João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 22.42ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.5165
Dólar 5.1936
Peso 0.0059
Yuan 0.7172
Vegano e vegetariano além da alimentação
21/03/2023 / 15:33
Compartilhe:

Vegetarianismo e veganismo vão além do não consumo de carnes. Implicam numa filosofia de vida que possui várias vertentes, como alimentação, meio ambiente, religião, dentre outros. Os veganos evitam consumir qualquer produto que tenha origem animal, já os vegetarianos se restringem à alimentação, e, em João Pessoa, cresce cada vez mais o público adepto à conscientização em qualquer forma de consumo. Falando em comida, você pertence ao time que ama um churrasco ou prefere outras opções de alimento?

A proteína Animal (carnes brancas e vermelhas) são consideradas proteínas de alto valor biológico, ou seja, alimentos que proporcionam um grande aporte proteico ao organismo. Vamos pontuar alguns nutrientes presentes nesses alimentos:

Carne vermelha: zinco, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B. Além disso, é fonte de fósforo, potássio, magnésio e selênio, e é capaz de fornecer energia e aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do corpo.

Peixe: fósforo, iodo, cálcio e também possui vitaminas A, E, do complexo B e D, além de nos fornecer ômega 3 (gordura necessária ao nosso organismo).

Alguns dos benefícios do frango são gerar mais energia e fortalecer nosso organismo. Também nos proporciona vitaminas A e dos complexos B, C, D, E e K.

A nutricionista Anna Einecke explica que sem orientação adequada, o não consumo de carne pode ser prejudicial ao organismo, mas é possível substituir esse aporte proteico que a carne oferece. ”Quem opta em não comer a carne, especialmente o vegano (que não se alimenta de qualquer proteína de origem animal) precisa ter um acompanhamento periódico e fazer exames de sangue, de micronutrientes pra saber se há uma possível carência. Além disso também existe possibilidade de fazer reposição por fórmulas manipuladas de nutrientes. Contudo, não precisa ficar temeroso em não consumir carne, se realmente for uma escolha.”

Óliver de Souza é lactovegetariano (não consome carne, porém consome leite) há 27 anos e garante que se sente mais leve e disposto, além de não ter pretensão a voltar com o consumo de carne. ”Sou mais saudável que minha esposa e filhos! Quase não tomo remédios e tenho uma boa imunidade. Todos esses benefícios atribuo à minha alimentação.”

Pra quem tem alimentação restrita, Anna Einecke ainda traz sugestões de alimentos que podem substituir de forma valiosa a proteína animal: ”hoje em dia existem alternativas de alimentos que imitam a textura da carne, para quem não quer e/ou pode consumí-la. As PANCs são alimentos não convencionais e extremamente ricas em proteínas, como por exemplo as folhas da moringa. A quinoa, lentilha, grão de bico e vegetais folhosos verdes-escuros também são boas opções. A Chlorella e a Spirulina são algas marinhas também que podem auxiliar no aporte proteico, mas elas entram em suplementaçāo. São algas orientais, vendidas em cápsulas, pós e podem ser manipuladas.”

Independente de sermos adeptos ou não ao consumo de carnes, é importante cuidarmos de nossa saúde. E você, tem cuidado bem da sua?

No Instagram da nutricionista Anna Einecke, tem ótimas dicas para você. Acesse aqui!  

 

F5 Online com reportagem de Aline Ramalho