João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 28.2ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.8085
Dólar 5.419
Peso 0.006
Yuan 0.7468
Wilson Filho cobra cumprimento da lei que beneficia mulheres usuárias do transporte público
18/10/2023 / 07:52
Compartilhe:

Durante a sessão ordinária itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizada na noite desta terça-feira (17), no município de Cajazeiras, o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) lembrou os recursos que conseguiu destinar para o Hospital Regional do município. O parlamentar viabilizou mais de R$1,2 milhão nos anos de 2019 e 2021 para a unidade hospitalar, que foram aplicados na compra de equipamentos de alta tecnologia, incluindo um tomógrafo.

“É sempre uma alegria retornar a Cajazeiras, porque além da acolhida calorosa por parte da população, com tranquilidade digo que aqui tenho serviços prestados para destacar. Minhas raizes são da região, dos municípios de Uiraúna, Bernardino Batista, do distrito da Bandarra e tanto no meu mandato como deputado federal, como enquanto deputado estadual, destinei recursos para aquisição de equipamentos para a unidade hospitalar, que hoje é referência. Só este ano foram mais de 26 mil atendimentos no Hospital, que abrange 16 municípios e aqui registro os parabéns a toda equipe em nome da diretora Jacilene Eduardo de Sousa”, destacou.

Entre os equipamentos adquiridos com as emendas parlamentares de Wilson Filho para o Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel estão instrumentos como foco cirúrgico, nove monitores multiparâmetros, camas hospitalares de última geração, um cardioversor, além de eletrocardiograma e bisturi. Os materiais foram adquiridos no ano de 2019. Posteriormente, em 2021, o parlamentar, ao lado do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) entregou um tomógrafo para a unidade, com emenda parlamentar de R$1,2 milhão.

“Sempre que retorno à Cajazeiras procuro visitar o Hospital Regional e acompanhei a evolução na administração do espaço. Só essa semana serão mais de 500 cirurgias de catarata. O hospital trabalha com 26 especialidades cirúrgicas e a chegada do tomógrafo fez toda a diferença na qualidade do atendimento oferecido, porque essas pessoas antes precisavam se deslocar para outros municípios, até mesmo a capital, para conseguir ter acesso ao diagnóstico de doenças sérias, como o câncer”, ressaltou.

Em defesa das mulheres – Diante dos frequentes casos de feminicídio e importunação sexual de mulheres na Paraíba, o parlamentar também cobrou a aplicabilidade da Lei 11.868/2021, de sua autoria. O texto da matéria estabelece normas de segurança para o embarque e desembarque de mulheres usuárias do transporte público em todo o Estado. “A Lei garante às mulheres o direito de pedir parada aos motoristas de ônibus em qualquer lugar, mesmo que seja fora do ponto de ônibus, a partir das 20h. Já recebemos denúncias de usuárias do transporte que afirmam que a lei não está sendo cumprida e eu peço atenção da Casa em relação à isso”, destacou.

O presidente da ALPB, o deputado Adriano Galdino (Republicanos), acionou o procurador da Casa, Jeová Campos, para que sejam tomadas as medidas cabíveis e as empresas de transporte coletivo sejam formalmente cobradas em relação ao cumprimento da lei estadual.