Estudantes de Direito da Paraíba terão a oportunidade de participar das reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Isso porque o presidente da Comissão, o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos), protocolou o Requerimento 5207/2023, que garante a presença dos acadêmicos do curso nessas ocasiões. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será a primeira instituição a participar do projeto Parlamento Jovem.
Na semana em que retornou à ALPB, o parlamentar se reuniu com membros do Diretório Acadêmico Tarcísio Burity (DATAB- UFPB) e do Centro Acadêmico Manoel Mattos (CAMM), entidades que representam os estudantes do curso no campus de João Pessoa e Santa Rita, respectivamente. Na ocasião, a parceria foi formalizada. “Enquanto presidente da CCJ, da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia e advogado que sou, compreendo o tamanho da minha responsabilidade e compromisso para com os futuros advogados da nossa Paraíba. Acredito que precisamos abrir as portas da Casa de Epitácio Pessoa, quebrar essa barreira invisível que insiste em aparecer entre parlamento e sociedade. Esta Casa é do povo e nada melhor do que trazer as pessoas para junto do nosso mandato. Tenho certeza que a experiência fará a diferença no ensino desses jovens”, destacou o republicano.
A participação dos estudantes não se resumirá às reuniões. Eles também irão se matricular no curso de Processo Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo da Paraíba (Elegis-PB) e, ao final, receberão um certificado de participação, que irá contribuir para a carga horária eletiva do curso de ensino superior. A cada reunião da CCJ, pelo menos 20 estudantes irão acompanhar e ter a oportunidade de conhecer de perto como funciona o trabalho na Assembleia, desde à análise na CCJ até a chegada no Plenário.
O presidente do DATAB, João Pedro Uchôa, agradeceu a oportunidade viabilizada pelo deputado Wilson Filho e destacou a importância dessa participação para a qualidade da formação dos discentes. “Nós agradecemos a abertura que o deputado nos dá, ele e a Assembleia Legislativa, para que juntos, Diretório Acadêmico e Parlamento, a gente possa construir esse elo de aprendizado. Essa iniciativa irá permitir que a gente conheça na prática como funciona o processo legislativo. Trata-se de um projeto incrível para os acadêmicos do curso”, destacou.
O presidente do CAMM, Haendel Targino, ressaltou o papel social dessa iniciativa do deputado. “Esse programa, sem sombra de dúvidas, será muito engrandecedor para nossa formação acadêmica e para a Assembleia Legislativa, na efetivação do seu papel social de representante do povo. Parabenizo e agradeço ao deputado por essa parceria”, pontuou.