João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 25.69ºC
IBOVESPA 125946.09
Euro 5.3935
Dólar 5.1177
Peso 0.0059
Yuan 0.7071
Prefeito de Campina Grande prorroga estado de calamidade pública
19/03/2021 / 19:34
Compartilhe:

 

O prefeito Bruno Cunha Lima (foto) decidiu prorrogar o estado de calamidade pública em Campina Grande, instituído pelo Decreto Municipal nº 4.472/2020, por conta da pandemia da Covid-19. Para atender a esta finalidade, o Decreto 4.565 foi publicado no fim da noite desta quinta-feira, 18, numa edição extra do Semanário Oficial do município.

A medida leva em consideração o prolongamento da pandemia e deve possibilitar ao município mais agilidade na compra de insumos, como medicamentos e equipamentos hospitalares.

Segundo o decreto, os órgãos e as entidades da administração pública municipal direta e indireta deverão adotar, para fins de prevenção da transmissão da Covid-19, as medidas determinadas na legislação local e nos protocolos sanitários vigentes.

Diante disso, ficam autorizadas a continuidade de contratos emergenciais firmados e o adimplemento de obrigações contraídas, principalmente pelas Secretarias da Saúde, Finanças, Assistência Social, Agência Municipal de Desenvolvimento e o Procon Municipal, para viabilizarem medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia, que teriam de ser encerradas com o fim da vigência do estado de calamidade pública.

A iniciativa foi tomada com base em decretos, legislações e medidas sanitárias de caráter internacional, nacional e estadual na área da saúde pública.

Nas suas considerações, o prefeito lembra, ainda, que a crise sanitária impõe o aumento de gastos públicos e o estabelecimento de medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia.

Outro fator: os esforços de reprogramação financeiros já empreendidos para ajustar as contas municipais em virtude de se manter a prestação dos serviços públicos e de adotar medidas no âmbito municipal para o enfrentamento da grave situação de saúde pública.