João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 29.5ºC
IBOVESPA 122707.28
Euro 5.6359
Dólar 5.2034
Peso 0.0058
Yuan 0.7194
1ª etapa do Campeonato Amador de Embarcações Artesanais a Vela 2024 acontece em Cabedelo
23/02/2024 / 09:49 / Redação
Compartilhe:
Ao todo, serão realizadas cinco etapas que acontecerão na orla marítima da cidade e no estuário do Rio Paraíba

Cabedelo promove neste domingo (25.02) a I Etapa do Campeonato Amador de Embarcações Artesanais a Vela 2024, com a participação de dezenas de pescadores profissionais.

Nessa primeira etapa, o circuito tem largada na Praia de Ponta de Matos (em frente à Colonia de Pescadores Z2), e vai contar com a participação de 17 embarcações. Cada embarcação conta com uma tripulação de, no mínimo, 3 pessoas – todas com registro de pescador artesanal ou profissional, conforme regulamento da competição.

Segundo a prefeitura de Cabedelo, um dos objetivos da proposta é promover, ao longo do ano, atividades esportivas integradas à comunidade de pescadores locais com disputas envolvendo premiação em dinheiro ou apetrechos de pesca para os participantes em todas as etapas. Ao todo, serão cinco etapas previstas para ocorrerem na orla marítima da cidade e no estuário do Rio Paraíba.

“O Velejar dá continuidade ao resgate da cultura de regatas amadoras em canoas, caícos ou jangadas à vela manuseadas por trabalhadores da pesca artesanal. O projeto mantém o foco de integrar comunidades pesqueiras tradicionais locais e também de municípios vizinhos, através de competições que incentivam a categoria profissional, gerando impacto social e turístico relevante no setor”, disse o coordenador do projeto e assessor técnico Inocêncio Avelino Padilha.

A iniciativa se dá através do projeto ‘Velejar’ coordenado pelo setor técnico da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepa) da prefeitura de Cabedelo com o apoio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba, Companhia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba (CIBM-PB), Colônia dos Pescadores Z2 e Associação de Moradores de Camalaú.

Conta com apoio logístico de secretarias municipais e empresas e organizações privadas como PB Caça e Pesca, Construmais, Pesconauta, Rotamar Terminais Pesqueiros, Pescamb Consultoria, Litoral Distribuidora, Speed Webdesigner, Aquário Paraíba, Ajax Ambiental, São Braz, Jacaré Náutica e Catamarãs 100% Lazer.