João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.85ºC
IBOVESPA 125124.3
Euro 5.5359
Dólar 5.2027
Peso 0.006
Yuan 0.7184
Prefeitura orienta população como se preparar para a vacinação contra a Covid-19
24/03/2021 / 08:27
Compartilhe:

Distanciamento social, máscara de proteção e higienização são cuidados que a população não pode relaxar nem mesmo no momento de receber a vacina contra a Covid-19. A Prefeitura de João Pessoa, que nesse momento segue com sua campanha de imunização em mais de 19 pontos de vacinação para idosos acima de 64 anos de idade, orienta como as pessoas do grupo prioritário podem receber o imunizante com segurança.

O médico Felipe Proenço, que integra o Comitê Covid-19 de João Pessoa, primeiro tranquiliza sobre a quantidade de doses disponibilizadas para esta fase da campanha. “As doses são calculadas. Ou seja, cada ampliação de grupo prioritário só acontece porque já existe um quantitativo para atender as pessoas dessa faixa etária que devem ser imunizadas nesse momento”, explica.

Felipe Proenço prossegue orientando que as pessoas podem receber a vacina no local mais próximo de casa e dentro do horário de atendimento. “O planejamento foi pensado para atender à população nos bairros, com postos instalados em 15 ginásios de escolas, além de três drives thru e o posto do Espaço Cultual, que é exclusivo para aplicação da segunda dose”, pontuou.

Outro alerta importante é sobre o deslocamento até os postos de vacinação, que é recomendado que seja feito apenas pelas pessoas que vão se vacinar de fato, com o acompanhante, caso necessário. “Para evitar aglomeração e facilitar o trabalho das equipes de trabalho”, alertou.

O cuidado com a condição de saúde também é muito importante para quem vai receber a vacina. Em caso de sintomas gripais ou febre, a pessoa não poderá ser imunizada. Quem está diagnosticado com Covid-19 poderá ser vacinado apenas trinta dias depois do aparecimento dos sintomas da doença. É recomendada, para pessoas em tratamento cuja medicação provoque queda da imunidade, uma consulta médica antes de tomar a vacina.

Outras medidas dizem respeito à documentação que deve ser apresentada no local de vacinação. Documento com foto e o comprovante de residência em João Pessoa para quem for tomar a primeira dose. Os que vão tomar a segunda dose, também devem apresentar o cartão de vacina Covid com a primeira dose. Já os trabalhadores de saúde devem portar declaração do local de trabalho, contracheque ou carteira do conselho profissional e a cópia do cartão de vacina Covid com a primeira dose.

Confira os locais de vacinação:

Três pontos drive thru – Mangabeira Shopping; Igreja Universal do Reino de Deus, na Epitácio Pessoa; e no Santuário Mãe Rainha, no Aeroclube, das 9h às 15h. Além disso, segue aplicando a segunda dose das vacinas no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, das 9h às 15h.

Postos de vacinação em ginásios da Capital:

Distrito Sanitário I

Escola Municipal Lynaldo Cavalcante – Rua da Ação, s/n, Bairro das Indústrias;

Escola Municipal Anayde Beiriz – Rua Cajazeiras, s/n, Bairro das Indústrias;

Escola Municipal Castro Alves – Rua Manoel Guerra, 71, Funcionários.

Distrito Sanitário II

Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega – Rua Elias Cavalcanti de Albuquerque, s/n, Cristo;

Escola Municipal Lúcia Giovanna – Rua Severino Vicente Amorim, s/n, Colinas do Sul;

Escola Municipal Dep. Fernando Milanez – Rua Alberto de Miranda Henriques, quadra 56, Gramame.

Distrito Sanitário III

Escola Municipal Dom Helder Câmara – Rua Joamir Severino dos Santos, s/n, Valentina;

Escola Municipal Luiz Vaz de Camões – Rua Josefa Taveira, s/n, Mangabeira IV;

Escola Municipal Radegundis Feitosa Nunes – Rua Cândido Formiga, s/n José Américo.

Distrito Sanitário IV

Escola Municipal Luz Augusto Crispim – Avenida Tancredo Neves, s/n, Bairro dos Ipês;

Ginásio Ivan Cantisani – R. Juvêncio Mangueira Carneiro, Tambiá;

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Rua Primeiro de Maio, Jaguaribe.

Distrito Sanitário V

Escola Municipal Leonel Brizola – Rua Maria Caetano Fernandes de Lima, 488, Tambauzinho;

Escola Municipal Seráfico da Nóbrega – Rua Ubirajara, 36, Manaíra;

Escola Municipal Chico Xavier – Rua Elesbão Santiago, s/n, Bessa.