João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.11ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.7331
Dólar 5.4201
Peso 0.0059
Yuan 0.7471
3º Encontro da Defensoria Pública acontece no próximo dia 17 de maio, na Fundação Casa de José Américo
02/05/2024 / 17:53
Compartilhe:
Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa – Foto: Secom-PB

Acontece no próximo dia 17 de maio, em João Pessoa, o 3º Encontro da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB). O evento reunirá defensores públicos, servidores e estagiários para debater temas ligados a atuação defensorial. O defensor público do Rio de Janeiro, Franklyn Roger, e a defensora do Ceará, Lara Teles, são convidados do evento. Para garantir uma vaga, os interessados devem preencher o formulário a seguir: https://bit.ly/3UoKqiM.

Com o tema “Por uma atuação eficiente e transformadora”, o encontro acontecerá no auditório da Fundação Casa de José Américo, localizada na Avenida Cabo Branco, 3336, a partir das 9h. O evento é uma realização da Escola Superior da DPE-PB e acontece no mês em que é celebrado o Dia Nacional da Defensoria Pública e o Dia da Defensora e do Defensor Público, comemorados no dia 19 de maio.

A programação terá início com a palestra “Prova Testemunhal na Prática: uma abordagem entre a ciência e o fórum”, que será ministrada pela defensora pública do Estado do Ceará, Lara Teles. A palestrante é mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e professora da Pós-Graduação em Ciências Criminais da Universidade de Fortaleza e da Pós-Graduação em Tribunal Júri do Círculo de Estudos pela Internet (CEI). É autora do livro “Prova Testemunhal no Processo Penal”, que já está em sua terceira edição.

O segundo tema do dia é “Defensoria como instrumento de transformação social”. A palestra será ministrada pelo defensor público do Estado do Rio de Janeiro, Franklyn Roger. Mestre e doutor em Direito Processual pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em cooperação com a Università degli Studi di Pavia, Franklyn também é professor de Direito Processual Penal e Princípios Institucionais na Universidade Cândido Mendes (UCAM) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ). Ele ainda é autor de diversas obras e artigos jurídicos.

A diretora da Escola Superior da DPE-PB, Monaliza Montinegro, destaca que o terceiro encontro da Defensoria será uma grande celebração para todos. “O evento é uma oportunidade de celebrarmos juntos a nossa missão em prol da justiça e dos direitos humanos. Escolhemos uma data próxima ao Dia Nacional da Defensoria Pública, justamente por ser um momento de reflexão sobre a importância do nosso trabalho”, ressaltou a diretora.

CURSO DE FORMAÇÃO – Monaliza Montinegro também destacou que a programação proporcionará uma grande troca de conhecimentos entre os participantes, em especial, para os novos defensores e defensoras, que poderão ter um valioso momento de integração à instituição. “Este encontro também faz parte da programação do curso de formação dos novos defensores e defensoras, proporcionando uma valiosa integração entre eles e os que já estão na carreira. É uma oportunidade de trocar experiências, aprender uns com os outros e fortalecer os laços que nos unem na defesa do Povo Paraíba”, concluiu.