João Pessoa 26.06ºC
Campina Grande 21.75ºC
Patos 29.4ºC
IBOVESPA 123710.67
Euro 5.5969
Dólar 5.1594
Peso 0.0058
Yuan 0.7121
A Paraíba e a falta de ovos: entenda redução de estoque que pode afetar o estado
05/04/2023 / 18:03
Compartilhe:

A Paraíba pode ficar sem ovos nesta semana, conforme informações da Associação dos Usuários da Empasa (Asuse), que atende todo o estado. Segundo a instituição, o estoque atual está zerado e já foi repassado. Já o estoque previsto para chegar nesta quarta-feira (5) é muito pouco quando comparado aos anteriores, segundo a assessoria da Asuse.

A Paraíba não é o único estado do Brasil que enfrenta falta de ovos. A escassez de ovos já é vivida pela pela indústria farmacêutica brasileira, que usa o alimento para fazer vacinas.

Países como os Estados Unidos enfrenta a falta de ovos por um surto devastador de influenza aviária.

Inclusive essa insuficiência pode ser o que está afetando a Paraíba – já que segundo a Asuse, o motivo da escassez no estado é o aumento da demanda para a exportação em grande escala destinada aos mercados norte-americano e argentino.

Na Europa, além da gripe aviária, a guerra entre Rússia e Ucrânia aumentou os custos da produção de grãos e energia elétrica, que atrapalha a oferta de ovos.

Em janeiro no Brasil, o alimento já tinha registrado alta de 19% nos últimos doze meses.

“O Brasil não está sofrendo isso [escassez de ovos]. Nós nunca tivemos influenza aviária e sofremos o problema do custo com mais força em 2020, devido à seca”, lembra Santin.

Apesar disso, conforme Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), confirmou em reportagem do g1 Agro não devem faltar ovos no país, mas uma produção menor em 2023 deve manter os preços elevados.

“O Brasil não está sofrendo isso [escassez de ovos]. Nós nunca tivemos influenza aviária e sofremos o problema do custo com mais força em 2020, devido à seca”, lembra Santin.

F5 com G1/PB