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Ações de marketing: o que fazer para atrair mais clientes?
01/08/2022 / 14:50
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Muitas empresas ao construírem suas campanhas de marketing acabam não atingindo os seus propósitos. Isso ocorre porque não é dada a devida atenção para as ações de marketing e os prejuízos acabam sendo enormes.

As ações de marketing ocorrem na etapa final do plano de marketing de escola particular período integral, por exemplo, e são primordiais para que os objetivos traçados pelas campanhas deem resultado.

Toda empresa se preocupa com o seu posicionamento, sua imagem e com as pessoas que se vinculam a sua marca. Existem diversas estratégias de marketing, atualmente, cada uma delas possui um objetivo específico.

Mas, afinal, o que são ações de marketing?

Boa parte dos empresários fazem confusão entre marketing e ações em si. O segundo, é a parte final do conjunto de estratégias de marketing de espetinho para aniversario, por exemplo.

O plano de marketing é um documento com estratégias para solidificar ou promover uma marca e, na sequência, é criada uma campanha de marketing, para então formular as ações que serão aplicadas.

As ações de marketing, portanto, são o meio pelo qual o plano nessa área é colocado em prática. Sem elas não é possível que o planejamento siga em frente, pois ele depende da forma como a equipe de marketing vai lidar com todas as situações.

Em linhas gerais, as ações de marketing são atividades focadas na fidelização e conquista de clientes, ou para a venda de uniforme personalizado lanchonete e divulgação de produtos e serviços.

Elas precisam ser planejadas de forma organizada, gerando retorno para uma marca, como também são voltadas para diagnósticos internos e externos da empresa, quando ocorre, por exemplo, uma pesquisa de mercado.

Alguns exemplos de ações de marketing, são:

  • Pesquisas de mercado;
  • Campanhas de anúncios pagos;
  • Produção de conteúdo em mídias sociais;
  • Campanhas promocionais (vídeo ou áudio).

Dito isso, alguns dos objetivos das ações de marketing, são: 

  • Promover e divulgar novos produtos e serviços;
  • Solidificar a imagem da empresa de bronzeamento natural plus size;
  • Promover a marca;
  • Atrair novos usuários e parceiros;
  • Fidelizar clientes;
  • Aumentar as vendas;
  • Descobrir novas oportunidades de negócios;
  • Comunicar-se com clientes e clientes em potencial.

Todas essas atividades objetivam, na verdade, colher informações a respeito do mercado, lançar e promover produtos e serviços e atrair clientes que possam mais tarde ser fidelizados.  

As ações promocionais precisam disponibilizar valor, benefícios e interatividade para os clientes de bronzeamento artificial disfarça celulite para que a marca do produto seja promovida, assim como os serviços que envolvem o procedimento, por exemplo. 

Como desenvolver as ações de marketing?

Para atingir o público, as empresas precisam inovar sempre, pois quanto mais forem os clientes alcançados, mais aumentam as possibilidades de vendas.

A lista abaixo vai mostrar algumas ideias de como desenvolver essas ações para atrair mais clientes para a empresa, aumentando as vendas e o faturamento. São elas:

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo não é somente utilizado no marketing digital. Desde antes da internet as empresas têm conseguido impactar e encantar os consumidores por meio de conteúdo.

Agora, essas ações de publicação de conteúdo se tornaram muito simples, podendo identificar exatamente como é que a empresa está engajando o público. 

Por meio delas é possível medir os resultados e entender quais são as pessoas atreladas à marca.

Apostar em e-mail marketing

O e-mail marketing gera muitos resultados positivos e priorizá-lo nas ações de marketing é fundamental para atrair clientes de embalagem de pizza personalizada, por exemplo.  

A lista de e-mails da empresa pode mostrar exatamente quais são as pessoas que permitem o recebimento de conteúdo e isso gera grande impacto nos negócios e é bom atentar para que não sejam criados spams.

Focar em redes sociais 

A grande maioria das pessoas utilizam as redes sociais para comunicação e compras diversas. 

Portanto, nada melhor do que promover as ações de marketing por meio do Facebook, por exemplo.

O Facebook é uma das maiores redes sociais, capaz de prender a atenção por horas. Utilizar-se das redes sociais não só aproxima novos clientes e clientes em potencial, como também gera oportunidade de negócios de corte de cabelo curto masculino.

Criar um blog corporativo

Como mencionado anteriormente, o marketing de conteúdo é bem importante para que um negócio cresça e uma das maneiras de aplicá-lo é criar um blog, que vai permitir que as empresas possam se comunicar com milhares de pessoas.

Nesse blog todos os tipos de conteúdos devem ser publicados, não somente de uma marca específica. É preciso ter em mente que as empresas de outsourcing de impressão devem focar na resolução dos problemas dos seus clientes.

Ao criar um blog, dentre as ações de marketing, a empresa tem condições de atingir o seu público-alvo, por meio de um estreitamento mais profundo na comunicação com ele.

Ter um WhatsApp empresarial

Por meio dele é possível criar campanhas envolvendo um número enorme de pessoas, principalmente aquelas que já constam na lista de contato.

O WhatsApp é um canal que cria um vínculo mais direto com o público-alvo, onde por meio da resposta das pessoas é possível vender produtos e serviços de forma mais prática e fácil.

Otimizar o blog e o site também é muito importante, principalmente, se for adicionado um botão de “enviar por WhatsApp” nas páginas da empresa. É possível com isso acompanhar as taxas de aberturas das mensagens e verificar o retorno dessa prática.

Adquirir tráfego direto

O tráfego direto pode mostrar todos os visitantes que acessaram o site da empresa, mesmo que as visitas não tenham sido feitas por meio dos motores de busca.

Portanto, ao criar um site para seu negócio, pense na praticidade da URL, escolhendo um nome forte e fácil de lembrar, que possa fazer sentido, pois às vezes as pessoas digitam apenas as primeiras letras nas pesquisas e o navegador faz o resto.

Ter uma comunidade

Investir em ações de marketing vai além da divulgação de produtos e serviços, por meio de campanhas pela internet.

Muitas empresas não focam no relacionamento com as pessoas e mesmo que elas se interessem por promoções ou marcas, na verdade elas querem ser ouvidas e acolhidas.

Portanto, ter uma comunidade no Facebook, por exemplo, é uma excelente forma de trocar informações mútuas, sempre com respeito, para que os clientes possam aprender e saber mais sobre seu negócio.

A ideia é inovar e atender o público da melhor maneira possível, para que ele se sinta valorizado e atendido em todas as suas necessidades e dificuldades.

Otimizar o site para aparelhos celulares

É essencial otimizar o site e conteúdo para os smartphones, porque atualmente eles são muito mais utilizados quando a internet é acessada, do que os computadores.

A experiência do usuário nesse ponto é muito importante, mas deve ser levado em consideração que o Google reconhece essa tática quando for classificar as páginas da empresa, para bem posicioná-las entre as melhores e mais procuradas.

Ser parceiro de influenciadores digitais

É muito comum as pessoas serem fãs de alguém com carreira sólida no mundo digital. Essa é uma ótima ação de marketing para aproximar clientes em potencial, pois os influenciadores podem divulgar as marcas, captando novas pessoas para segui-las.

Fazer vídeos

É mais uma excelente ação de marketing e o Youtube tem alavancado muitos conteúdos produzidos em vídeos postados na internet.

Investir em vídeos é uma tática que pode ser utilizada em outras redes sociais, como o Instagram, por exemplo. Eles conseguem medir a quantidade de visualizações, como também as reações do público.

Enfim, existem muitas maneiras de colocar em funcionamento as ações de marketing e cada uma delas deve ser usada de acordo com a necessidade de cada empresa.

O importante é saber que todas elas, quando bem aplicadas, induzem o negócio ao sucesso, aproximando muito muitas pessoas e gerando inúmeras oportunidades de vendas.

Exemplos de ações de marketing

Os mais comuns e vantajosos para uma empresa são as propagandas pagas para divulgar produtos, serviços e nome da marca; e as publicidades gratuitas que promovem ideias, produtos e serviços.

Além das pesquisas de mercado, identificam oportunidades e comportamento do público.

Dito isso, os tipos de ações de marketing são o marketing de guerrilha, marketing promocional, e marketing de vendas.

Considerações finais

Sendo assim, as ações de marketing são necessárias para que o plano de marketing possa ser colocado em ação.

As ideias de como colocá-las em funcionamento podem aproximar muitos clientes e clientes em potencial, favorecendo o aumento das vendas que, na realidade, é o que toda empresa precisa e quer em seus negócios.

Obviamente o cliente sempre será o mais importante. Porém, para conquistá-lo e convertê-lo em um cliente fiel é necessário promover e divulgar produtos e serviços da melhor forma possível, é aqui, que as ações de marketing podem ajudar muito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.