João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 31.5ºC
IBOVESPA 120445.91
Euro 5.8151
Dólar 5.4405
Peso 0.006
Yuan 0.7494
ALPB abraça campanha de conscientização sobre a Esclerose Múltipla
01/08/2023 / 09:27
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai participar ativamente da Campanha Agosto Laranja, que trata da divulgação e conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A Casa de Epitácio Pessoa vai receber iluminação na cor laranja para lembrar à população a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, ressaltou a importância do Agosto Laranja para alertar a população, dar visibilidade e conhecimento sobre a patologia para que toda a sociedade possa ter acesso a informações e buscar o diagnostico.

“A Assembleia vai se dedicar, através de divulgação, para chamar a atenção das pessoas  sobre a seriedade da doença e também para a realização de exames e, desta forma, evitar que o tratamento seja mais doloroso”, declarou Adriano.

O presidente está atendendo um pedido da Associação Paraibana de Esclerose Múltipla (APBEM), que é uma entidade civil e que tem como principal objetivo representar os pacientes, dar apoio no tratamento, assistência e informação às pessoas com Esclerose.

A Esclerose Múltipla é uma doença rara, autoimune, sem cura, progressiva e incapacitante a qual atualmente, com diagnóstico fechado, há 470 pessoas, na faixa etária de 10 a 70 anos em todo Estado da Paraíba. Esse número é crescente. A Esclerose é caracterizada como uma patologia de alta complexidade, com um padrão imunológico próprio, assim como um tratamento e prognóstico que exige cuidados constantes, além do uso contínuo de medicação de alto custo.

A Assembleia Legilativa da Paraíba tem algumas matérias que falam sobre o assunto como a lei 11429/19, de autoria do então deputado Nabor Wanderley dispõe sobre o programa de prevenção à esclerose múltipla no Estado.

Já a lei 10843/16, do deputado Tovar Correia Lima, institui no calendário oficial do Estado o Dia Estadual de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, que ocorre no dia 30 de agosto.