27.1 C
João Pessoa

ALPB aprova Política de Saúde Mental para crianças e adolescentes órfãos pela Covid-19

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) retomou as atividades nesta terça-feira (2), após recesso parlamentar. Em sessão ordinária no formato híbrido, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 2.752/2022, instituindo a Política Estadual de Atenção Social e Saúde Mental às Crianças e Adolescentes, que se tornaram órfãos devido à pandemia causada pela Covid-19. Ao todo, mais de 300 matérias foram aprovadas.

De autoria do deputado Ricardo Barbosa, o projeto de lei aprovado destina-se ao atendimento social e psicológico das crianças e adolescentes que ficaram órfãos ao perderem os pais, ou responsáveis, em decorrência da contaminação pela Covid-19. O texto tem como finalidade de promover atenção psicológica e social daqueles que se tornaram vulneráveis no período de pandemia do Coronavírus. O deputado Ricardo Barbosa especifica que a execução das ações e serviços oferecidos deverão utilizar os recursos humanos e materiais que, de forma direta ou indireta, já estejam à disposição do SUS, além de outros que poderão ser contratados para essa finalidade específica.

Leia Também

“Não podemos ignorar a situação de orfandade causada pela pandemia, e aqui buscamos desenvolver uma política estadual que promova a proteção e apoio psicológico e social daqueles que se tornaram vulneráveis com o falecimento de seus genitores ou provedores”, defendeu Ricardo Barbosa.

Ainda com o intuito de cuidar da saúde mental dos paraibanos e paraibanas, a Casa de Epitácio Pessoa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 3.815/2020, alterando a Lei 11.837, de 11 de março de 2021, que estabelece diretrizes para política de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto no sistema de saúde da rede pública e privada estadual. Para a deputada Camila Toscano, autora do projeto, é imprescindível que a mulher gestante passe a ser acompanhada psicologicamente desde o início da sua gestação.

“Esse projeto tem uma importância muito grande. Estamos tratando sobre a depressão pós-parto. Buscamos proteger as mulheres desde o início do pré-natal. Para que ela tenha um acompanhamento psicológico adequado. A mulher, quando se descobre grávida, tem reações distintas e as circunstâncias sociais podem levá-la mulher a ter depressão. Esse projeto visa acompanhar a mulher inclusive no pós-parto. Fico feliz em ver esse projeto aprovado nesta Casa. Vai trazer benefícios às mulheres, protegendo a família paraibana”, argumentou Camila.

DECRETO DE ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

A Casa de Epitácio Pessoa aprovou também Decretos de Estado de Calamidade Pública nos municípios de Arara, Bananeiras e Pocinhos. De acordo com os Decretos Legislativos 50 e 52/2022, que dizem respeito aos municípios de Pocinho e Arara, respectivamente, o elevado volume de chuvas que atingiu esses municípios ocasionou vários danos, gerando a necessidade de salvaguardar a incolumidade das famílias afetadas.

No município de Bananeiras, o Decreto Legislativo 51/20202 solicita ao Legislativo o Decreto de Estado de Calamidade em razão da grave crise hídrica e suas repercussões nas finanças públicas da cidade. As matérias foram apresentadas ao Plenário pela Mesa Diretora da Assembleia.

DÊ SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...

BAND ELEIÇÕES: F5 Online transmite ao vivo primeiro debate entre os candidatos a governador da Paraíba

Faltando menos de dois meses para as eleições 2022, os candidatos ao governo da Paraíba já devem estar preparados para defender as propostas de...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#