João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 31.43ºC
IBOVESPA 125124.3
Euro 5.5359
Dólar 5.2027
Peso 0.006
Yuan 0.7184
Amigo-oculto culto: quais os melhores livros para dar de presente neste final de ano?
23/12/2022 / 17:21
Compartilhe:

Há um legado deixado por José Lins do Rego, Augusto dos Anjos, Ariano Suassuna e outros nomes que levaram a literatura paraibana para além das fronteiras. Com um rico patrimônio de escritores em atividade, a Paraíba preserva a tradição da produção de obras textuais e a sintonia com fiéis e qualificados leitores. Esse traço indica que os livros de autores paraibanos ainda são belos presentes, sobretudo para festas de final de ano.

O portal F5 Online preparou uma lista com dicas de livros de escritores premiados, acadêmicos, poetas, romancistas, da nova e da mais experiente geração. Alguns dos títulos estão entre os mais procurados na tradicional e cinquentenária Livraria do Luiz, em João Pessoa. Outros, são dicas da leitora voraz e antenada Jéssica Queiroz, gerente e diretora comercial da livraria.

Jéssica Queiroz, gerente e diretora comercial da Livraria do Luiz.

Haicais e ilustrações de José Rufino

O livro Itacoatiara, do paraibano Juca Pontes, é destaque entre os mais adquiridos pelos clientes para presentear entes queridos neste final de ano. A obra traz poesias com versos fixos, denominadas haicais. O gênero, de origem japonesa, conquistou autores como Paulo Leminski, Millôr Fernandes, Guilherme de Almeida e Paulo Franchetti.

A obra de Juca Pontes faz referência às escrituras rupestres da cidade de Ingá, na Paraíba. Os desenhos e fotogravuras do artista plástico José Rufino enriquecem, ainda mais, o livro, que tem acabamento em capa dura e papel couché, além de formato diferenciado. Itacoatiara foi lançado no último mês de novembro.

Itacoatiara, de Juca Pontes.

Vencedor do Prêmio Kindle de Literatura

O Pássaro Secreto é um romance que tem como fio condutor um drama psicológico, de autoria da campinense Marília Arnaud. O livro foi  editado pela José Olympio, do Grupo Editorial Record, um dos maiores do país, e foi vencedor do quinto Prêmio Kindle de Literatura.

Além de romancista, Marília também se destaca como contista, com vários livros do gênero publicados, entre eles A menina de Cipango, Os Campos noturnos do coração e O livro dos afetos. 

O romance O Pássaro Secreto está na programação do Clube do Livro da Livraria do Luiz para o mês de janeiro de 2023. Os participantes irão debater, presencialmente, o livro com a presença da autora. 

O Pássaro Secreto, de Marília Arnaud.

Romance vencedor do Prêmio Jabuti

Natural de São Paulo, a premiada autora Maria Valéria Rezende vive desde 1976 na Paraíba e possui o título de cidadã paraibana. Com o seu Quarenta Dias, livro indicado nesta lista, a escritora ganhou mais um dos prêmios Jabuti com os quais foi reconhecida ao longo da carreira. 

Quarenta Dias é um romance que foi lançado em 2014. “Guiavam-me o amanhecer e o entardecer, a chuva, o frio, o sol, a fome que se resolvia com qualquer coisa, não mais de dez reais por dia”, é um dos trechos destacados na apresentação do livro.

O Jabuti é o mais importante prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Maria Valéria Rezende já foi agraciada com a premiação pelas obras “No risco do caracol” e “Ouro dentro da cabeça”, entre outras.​

Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende.

Obra produzida durante a pandemia

O box com os livros “De quase nada se faz um poema” e “…e nada aconteceu comigo”, de autoria do escritor Hildeberto Barbosa Filho, contém poesias, contos e crônicas. 

Natural da cidade de Aroeiras, no interior da Paraíba, o também professor Hildeberto é membro da Academia Paraibana de Letras e já se apresentou na Academia Brasileira de Letras.

O box com os dois livros escritos durante a pandemia de covid-19 foi editado pela pessoense Ideia. “Ele representa muito para a literatura paraibana. Além de ser um crítico literário, que hoje é o que é mais forte nele, ele é um cronista muito forte. Ele estuda literatura de forma minuciosa”, diz Jéssica Queiroz.

“De quase nada se faz um poema” e “…e nada aconteceu comigo”, de Hildeberto Barbosa Filho

Primeiro livro da autora e um dos mais vendidos

“O que as Mulheres carregam nas bolsas”, da psicóloga e escritora Larissa Rodrigues, “é um trabalho muito interessante sobre as mulheres do Oriente Médio, e passeia por muitas culturas”, explica Jéssica.

A obra já está na sua segunda edição e é um dos livros mais vendidos da loja nos últimos meses. Ele traz, em sua narrativa, conflitos psicológicos, reflexões sobre empoderamento feminino, traição, entre outros dilemas cotidianos.

Em julho deste ano, Larissa Rodrigues recebeu o título de “escritora revelação”, concedido pela Fundação Casa de José Américo.

O que as Mulheres Carregam nas Bolsas, de Larissa Rodrigues.

Economia e função social

O livro “Economia Criativa 4.0 – o mundo não gira ao contrário”, de Vinnie de Oliveira, aborda questões como sustentabilidade e função social. Pode ser incluído nas categorias “não-ficção” e “empreendedorismo”.

“É um livro que ajudará você a perceber que o mundo mudou”, diz autor, na apresentação da obra. Vinnie de Oliveira é graduado em Jornalismo, mestre em Computação, Comunicação e Artes e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Livraria do Luiz – unidade MAG Shopping.