João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 32.03ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Apple lança iPhone 15 em evento nesta terça (12); confira o que esperar
12/09/2023 / 12:50
Compartilhe:

Apple realizará na tarde desta terça-feira (12) o seu tradicional evento de setembro para apresentar novos produtos. Segundo rumores recentes, a partir das 14h (horário de Brasília), a empresa lançará os seguintes aparelhos:

Quatro celulares novos: iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max (maior e mais avançado);

Duas atualizações de seu relógio inteligente: Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2.

Como acompanhar o evento?
A Apple fará o evento no Auditório Steve Jobs com transmissão ao vivo em seus canais online:

YouTube

Apple TV+

O que esperar da linha iPhone 15
São esperados quatro novos celulares com as seguintes características:

1) Entrada USB-C: a maior mudança
Todos os celulares da família iPhone 15 devem ser vendidos com uma entrada no padrão USB-C no lugar da porta Lightning, presente nos smartphones da marca desde o iPhone 5, lançado em 2012.

E por que a mudança? Uma lei da União Europeia (UE) determina que até dezembro de 2024 todos os fabricantes de diferentes tipos de eletrônicos portáteis devem adotar em seus produtos um formato único para o carregamento das baterias e transferência de dados.

O objetivo é fazer com que o consumidor gaste menos ao usar um único cabo, por exemplo, para o celular, tablet, GPS, câmeras digitais, consoles de videogames. Além disso, existe o fator sustentável, já que a mudança tende a diminuir a produção desses componentes, eliminando os resíduos gerados no processo de fabricação.

Smartphones com o sistema operacional Android já possuem há anos a porta USB-C. A Apple seguia resistente a essa mudança no iPhone. Mas os seguintes indícios indicam que isso terá um fim nesta terça-feira:

Caso não faça agora a troca da porta Lightning, a Apple terá que adotar o USB-C até 2024 se quiser continuar a vender os aparelhos na União Europeia.

Como mudar a estrutura do iPhone apenas em um único mercado do mundo é um desafio significativo de desenvolvimento, fabricação e financeiro, é provável que o padrão USB-C será integrado em iPhones vendidos fora do bloco europeu.

É possível que os cabos venham nas cores dos respectivos aparelhos -nada de cabos apenas brancos.

2) Tela em diferentes tamanhos
É provável ainda que a empresa tenha modelos com dois tipos tamanhos diferentes de display:

iPhone 15: 6,1 polegadas (15,49 cm)
iPhone 15 Plus: 6,7 polegadas (17 cm)
iPhone 15 Pro: 6,1 polegadas (15,49 cm)
iPhone 15 Pro Max: 6,7 polegadas (17 cm)

A empresa aparentemente aposentou modelos iPhones Mini com telas de 5,4 polegadas. O iPhone 13 Mini, lançado em 2021, foi o último do tipo até agora.

3) Ilha dinâmica em todos os aparelhos
O recurso que aproveita o entalhe na parte superior da tela para exibir informações de aplicativos provavelmente deixará de ser exclusivo dos modelos Pro (ele foi lançado com o 14 Pro).

Acredita-se que toda a linha iPhone 15 ganhe a função.

4) Moldura de titânio
iPhone 15 Pro iPhone 15 Pro Max: podem ganhar uma estrutura de borda feita de titânio, seguindo o padrão do relógio Apple Watch Ultra. A ideia é ter um celular mais leve do que as gerações anteriores.

iPhone 15 e o 15 Plus: manteriam a moldura de alumínio. Segundo alguns sites da imprensa dos Estados Unidos, os dois modelos serão, basicamente, um iPhone 14 Pro reembalado com alguns recursos a menos.

As bordas da linha 15 Pro podem ficar ainda mais finas, e o vidro pode ficar mais curvado nas bordas, como era na linha 11.

5) Processador e memória

Nesse quesito, a Apple deve adotar uma estratégia dupla: iPhones 15 Pro e 15 Pro Max: podem vir com o processador A17 Bionic, de 2023, + 8 GB de memória RAM (que ajuda no desempenho).

iPhone 15 e 15 Plus: talvez sejam vendidos com o processador A16 Bionic, lançado em 2022, e que hoje está no iPhone 14 Pro e Pro Max (o 14 e o 14 Plus usam o A15, de 2021). A memória RAM pode ser de 6 GB.

6) Muito mais zoom na câmera
No iPhone 15 Pro Max, a esse componente deve ficar assim:

Ganhar uma lente periscópio, o que permitirá ao telefone maior capacidade de registrar uma foto com zoom óptico (da própria câmera) sem perda de qualidade. É como um prisma, que absorve muito mais luz.

Com o recurso confirmado, o celular conseguirá ter um zoom óptico de 5x a 6x (os modelos 14 Pro e Pro Max permitem 3x). Ou seja, terá o dobro de zoom.

8) Tchau, gaveta de chip?
Mais países devem receber iPhones exclusivos para eSIM, nome dado à linha telefônica virtual. Desde o ano passado, os vendidos nos EUA já não têm a gavetinha física dentro do celular. Agora, espera-se que a medida chegue a países da Europa, como a França.

Com o iPhone 14, a Apple manteve a gaveta de chip, como o brasileiro.