Os atletas Arthur Piloto e Rayra Mendes foram os vencedores do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, ocorrido em Barueri, São Paulo, neste domingo (30) e se mantêm invictos nos últimos anos. A dupla paraibana é considerada referência internacional na categoria de luta kids.
“Arthur Piloto conquistou agora, aos 13 anos, com a faixa Laranja, o tricampeonato de Jiu-Jítsu na categoria Infanto-Juvenil I, Super Pesado, e Rayra Mendes, aos 14 anos, o tetracampeonato com a faixa Verde, na categoria Infanto-Juvenil II, Pesado”, explica o professor dos dois, Valdênio Mendes, também pai da atleta.
O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu foi aberto no dia 29 de abril e vai até 7 de maio, sob a organização da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ). O evento é considerado o maior campeonato de jiu-jítsu do Brasil e um dos maiores do mundo. Neste ano, obteve cerca de nove mil inscritos.
De acordo com o treinador, vencida mais essa etapa, Arthur Piloto e Rayra Mendes vão se preparar agora para o próximo desafio, que é o Campeonato Panamericano nos Estados Unidos, previsto para o próximo mês de julho.
“No último Panamericano, realizado em 2022 em Orlando, eles também subiram no pódio e se consagraram como os primeiros atletas nordestinos campeões deste esporte”, acrescentou.