João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.68ºC
IBOVESPA 127411.55
Euro 5.5581
Dólar 5.1225
Peso 0.0058
Yuan 0.7076
Aumento de casos de dengue na Paraíba: duas mortes estão sob investigação
05/02/2024 / 17:25
Compartilhe:

As autoridades sanitárias da Paraíba estão em alerta diante do risco iminente de um aumento nos casos de dengue após o período de carnaval, previsto entre março e abril.

Até o momento, duas mortes relacionadas à suspeita da doença estão sob investigação no estado, conforme informou Carla Jaciara, técnica de arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Embora haja uma crescente acentuada de casos, Jaciara enfatiza que ainda não é possível classificar a situação como um surto, diferenciando a Paraíba de outros estados que já decretaram estado de emergência devido à elevação nos registros de dengue.

Segundo a especialista, a tendência é de aumento, mas a SES não considera, por ora, a necessidade de declarar emergência pública.

“A população e os profissionais de saúde devem permanecer em alerta. Realizamos visitas técnicas em municípios com óbitos em investigação, especialmente após o carnaval, período em que a dispersão de pessoas aumenta, deixando residências sem a devida atenção contra o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti”, alertou Carla Jaciara.

A preocupação das autoridades é acentuada, principalmente em cidades onde a movimentação durante o carnaval pode dificultar a adoção de medidas preventivas nos domicílios.