João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 20.84ºC
IBOVESPA 128896.98
Euro 5.8991
Dólar 5.4286
Peso 0.0059
Yuan 0.7476
BBB 23 Data Miner Keek: muito mais que uma simples espiadinha
20/01/2023 / 16:45
Compartilhe:

O Big Brother Brasil 2023, reality show mais famoso do país, começou há poucos dias e já domina todas as cenas – redes sociais, portais de notícias, rodas de conversa etc – e é um business que movimenta na casa de bilhão os investimentos em merchandising de grandes marcas.

O reality também é uma verdadeira fábrica de transformar anônimos em celebridades. Ou subcelebridades em celebridades. Ou celebridades em mega celebridades. Qualquer que seja o nível que um dos brothers se encaixe uma coisa é certa: as chances de se alcançar fama e dinheiro sendo poderosos veículos midiáticos ganham progressões geométricas.

Acompanhar os dados sobre a movimentação dos participantes nas redes sociais ao longo dos três meses de programa traz potentes insights, inspirando e gerando ações de oportunidade, definição de qual participante tem os melhores features para divulgar esse ou aquele produto ou serviço após o fim do reality, fortalecimento do awareness das marcas patrocinadoras e as demais que conseguirem surfar na onda do BBB, ações promocionais etc.

Fica claro, no entanto, que para isso, é necessário mais que uma espiadinha ou apenas acompanhar o crescimento do número de seguidores dos brothers. Diante de todo o potencial dos dados gerados durante os 100 dias do programa, a Keek Inteligência Analítica, empresa do ecossistema de soluções em comunicação e marketing do Sin Group, colocou no ar uma plataforma que acompanhará a evolução dos dados do programa como um todo e de cada participante. E qualquer pessoa pode acessar o dashboard com os dados que  são atualizados diariamente, bastando acessar esse link: BBB 23 Data Miner Keek.

De acordo com o diretor da Keek Inteligência Analítica, Humberto Ramalho, à medida que o programa for evoluindo vamos imputar novos dados e liberar para acesso. Até o momento, segundo ele, é possível visualizar de todos os participantes dados como o ganho de seguidores, em número e percentual, comparar os números de antes do reality, o percentual de engajamento do público nas redes sociais dos BBB´s, além de filtrar por brothers do camarote e da pipoca e a possibilidade de comparar os dados entre os participantes.

O aumento do número de seguidores é importante, mas Ramalho lembra que o engajamento tem que ser acompanhado muito de perto, pois espera-se uma verdadeira dança desses percentuais, ante as tretas, brigas, paredões, padrões de comportamento que vão se definindo ao longo dos três meses de programa. O engajamento, positivo ou negativo, é que pode, segundo o diretor da Keek Inteligência Analítica, decupar melhor insights para a definir ações direcionadas a públicos específicos, assim como fazemos para alguns dos nossos clientes.

 

Humberto Ramalho lembra que a Keek Inteligência Analítica  espera que a BBB 23 Data Miner Keek inspire as empresas a usarem estrategicamente seus dados e se coloca à disposição. “Nossa intenção é mostrar, por meio de um programa de entretenimento que mobiliza milhões de pessoas, que dados captados, compilados e bem analisados podem ser uma poderosa arma para diferenciar negócios e, em última análise, gerar resultados positivos. Convido todos a acessar a  BBB 23 Data Miner Keek e acompanhar conosco essa jornada.”