João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 22.61ºC
IBOVESPA 121341.13
Euro 5.8132
Dólar 5.4301
Peso 0.006
Yuan 0.748
Centro de línguas estrangeiras de João Pessoa abre inscrições para o segundo semestre
12/07/2023 / 07:01
Compartilhe:

O Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras de João Pessoa (Celest-JP) vai abrir inscrições de forma on-line, a partir das 8h do próximo sábado (15), para o segundo semestre de 2023. O Centro fica localizado na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, nº 1840, bairro Expedicionários. As aulas terão início no dia 7 de agosto. O espaço é mantido pela prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

“Estamos ofertando 400 vagas para os níveis iniciais dos cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Neste sábado, poderão se inscrever servidores e professores da rede municipal de João Pessoa, além do público em geral que são pessoas adultas (maiores de 18 anos) e que tenham concluído ou estejam cursando ao menos o 6 º ano do Ensino Fundamental II. As inscrições irão até às 12h ou até o preenchimento das vagas ofertadas. Para os alunos da rede municipal as inscrições serão apenas no dia 26 de julho”, disse a diretora do Celest, Jéssica Holanda.

No ato da inscrição, todos os candidatos necessitam informar um e-mail (obrigatoriamente gmail), para o preenchimento do formulário e recebimento da confirmação. Caso classificado, o candidato receberá e-mail de convocação com informações sobre as datas para realização da matrícula. O candidato que utilizar e-mail inválido ou que não seja gmail, não conseguirá realizar sua inscrição, nem poderá alterá-lo após o preenchimento do formulário de inscrição.

O horário da inscrição realizada pelo candidato será utilizado como critério para a classificação.

Caso seja classificado dentro das vagas ofertadas, o candidato receberá um novo e-mail de convocação no dia 18 de julho que o habilita a realizar a matrícula que deverá ser efetuada de forma presencial nos dias 20, 21 e 24 de julho de 2023, obedecendo os dias estabelecidos no cronograma (Anexo II), na sede do Celest.

O manual para o Processo Seletivo 2023.2 poderá ser acessado aqui. As inscrições serão feitas exclusivamente por esse link.

No ato da matrícula os servidores e professores da PMJP deverão apresentar a cópia dos seguintes documentos: CPF, RG (certidão de nascimento ou certidão de casamento), comprovante de residência, comprovante de escolaridade, contracheque ou declaração do setor devidamente carimbada e assinada pelo chefe imediato e uma foto 3×4.

Para o público em geral será necessário apresentar a cópia do CPF, RG (certidão de nascimento ou certidão de casamento), comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma foto 3×4.

Nivelamento 

A inscrição on-line para nivelamento (níveis 2, 3, 4 e 5) será no dia 21 de julho, das 8h às 17h, ou até o preenchimento das vagas. Poderão concorrer os candidatos que possuam algum conhecimento em língua estrangeira (Inglês, Espanhol, Alemão ou Francês) e Libras que pretendam ingressar em um nível mais avançado – a partir do 2º Estágio/Nível. O candidato deve ter concluído ou estar cursando ao menos o 6 º ano do Ensino Fundamental II.

O nivelamento será realizado no Celest pela sua equipe docente e pedagógica, com limitação total de aplicação de 240 provas (80 para Inglês, 60 para Espanhol, 40 para Francês, 20 para Alemão e 40 para Libras).