João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.31ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Chineses que anunciaram investimento de trilhões na PB estariam de olho em jazida de titânio, diz site
12/12/2023 / 20:21
Compartilhe:

 Desde o incido da semana, que a Paraíba parou para falar da “super cidade”, um investimento de R$ 9 trilhões que está sendo anunciada por um grupo de empresários chineses. Mas o que pode está por trás disso? Quais seriam os benefícios desse investimento em Mataraca, Litoral Norte paraibano.

As respostas para essas perguntas, segundo o site ClickPB, é de que os chineses descobriram em Mataraca, uma nova fonte de um minério precioso: a Ilmenita, que é fonte de titânio. O material pode ser encontrado nas areias das praias da região e a estimativa é de que a nova jazida seja bem maior do que as que já existem. A Ilmenita, já foi extraída da mina do Guajú, que fica em Mataraca. Porém, agora, a região voltou a chamar atenção dos empresários chineses.

A expectativa é de que o minério esteja em maior quantidade do que antes havia sido previsto e poderá garantir uma riqueza vultosa ao seu explorador, podendo ultrapassar até mesmo os trilhões que estavam sendo comentados. Tendo como característica a cor preta, a

Ilmenita é um óxido de titânio e ferro com grande importância econômica. Seu uso é mais comum como minério de titânio, tendo ganhado grande importância na engenharia aero-espacial devido à sua resistência. O minério é utilizado na construção de estruturas de alta resistência. Estudos feitos por especialistas apontaram que a Paraíba, mais precisamente a cidade de Mataraca, chegou a ser responsável por 75% da produção de concentrados de lImenita e Rutilo em todo o Brasil.

 

F5 com informações do ClickPB